A realidade dos cristãos ex-muçulmanos no Norte da África

Ao se converterem, são chamados de infiéis por abandonar o islã e a primeira fonte de perseguição é a própria família

Portas Abertas • 6 nov 2019


Cristãos ex-muçulmanos no Norte da África não desfrutam de liberdade nem mesmo no círculo familiar. Ore por eles

Cristãos ex-muçulmanos no Norte da África não desfrutam de liberdade nem mesmo no círculo familiar. Ore por eles

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é o maior evento nacional e interdenominacional de oração pela Igreja Perseguida. A cada ano, cristãos de todo o Brasil se mobilizam para organizar o DIP em sua igreja local. Em 2020, o DIP será em 13 de setembro e o tema é Cristãos ex-muçulmanos. Hoje você conhecerá um pouco mais sobre a perseguição aos cristãos ex-muçulmanos no Norte da África. Esses cristãos deixaram o islã para seguir a Jesus e a perseguição que enfrentam é forte e tem diferentes faces. Quando conversamos com esses “infiéis” (como são chamados pela maioria islâmica), uma coisa fica clara: o preço que eles pagam é alto.

A primeira e mais comum fonte de perseguição em toda a região é a família do novo convertido. O cristão ex-muçulmano do Marrocos, Aziz*, de 33 anos, explica: “As pessoas são expulsas da família por causa da conversão. Elas não têm seus direitos respeitados. Alguns são forçados pela família a se divorciar e outros são presos dentro de casa. É mais difícil para as mulheres, pois culturalmente meninos e homens têm mais liberdade e direitos, então estão em uma posição melhor que as mulheres. As mulheres, às vezes, são forçadas a se casar com um muçulmano”.

Aziz explica que no âmbito familiar os convertidos enfrentam violência e são agredidos, e há a constante pressão da família dizendo que o que estão fazendo é errado. Aizah, uma cristã da Tunísia, acrescenta que “geralmente também significa que a família não vai pagar pelos estudos de um filho ou filha ‘infiel’”. Ela acrescenta que ser expulso de casa também significa que não participará de nenhuma celebração em família, pois o cristão não é mais bem-vindo nas reuniões e celebrações da família.

Perseguidos pela sociedade, pela justiça e pela mídia

A segunda fonte de perseguição é a sociedade. Aziz explica: “Um cristão não tem direitos na sociedade. É difícil achar um emprego e trabalhar para o governo é impossível. Quando já trabalha para o governo, ou em outra área, eles começam a compilar um dossiê sobre você para se livrarem de você. A sociedade o pressiona para ir à mesquita. Você não pode viver a sua fé como cristão, não pode orar ou cultuar publicamente e não pode ir a um culto na igreja formalmente”.

O último tipo é a perseguição legal, mas essa difere em cada país. Aziz nos conta: “No Marrocos, a polícia tem um dossiê de cristãos, e pode até colocar nesse documento coisas que não são verdade. No passado, um cristão foi preso por ser acusado de uso de drogas, por exemplo. O governo vê os cristãos como pessoas que estão abalando a fé dos muçulmanos, e isso é proibido por lei. Evangelismo também é proibido e distribuir Bíblias é um crime no Marrocos. Se alguém comer durante o Ramadã, pode pegar seis meses de prisão”. Halima*, esposa de Aziz, também uma cristã marroquina, exemplifica o que o marido diz: “No trabalho, eu como no banheiro durante o Ramadã”.

Além disso, a mídia no Marrocos passa uma falsa imagem da igreja. Isso também acontece em outros países da região, mas não em todos. Na Síria e Iraque, por exemplo, a imprensa algumas vezes publica histórias positivas sobre a igreja e o que ela está fazendo. Aziz afirma sobre a mídia do Marrocos: “Ela diz que a igreja é algo estrangeiro. Ela escreve que muitos vão à igreja por dinheiro. Outros, ela diz, se unem à igreja porque querem sair do país, que não sabem sobre religião, mas o que querem é casar com um estrangeiro. Quando você olha para nós, isso não é verdade, pois ficamos em uma situação ainda mais difícil financeiramente e não queremos deixar nosso país. Tanto eu como minha esposa temos alto nível de conhecimento tanto do islamismo quanto do cristianismo e somos dois marroquinos casados. A mídia nos ataca, mas não está dizendo a verdade”.

Halima expressa seu desejo de que a perseguição desapareça de seu país, dizendo: “A perseguição pode ser comparada ao Drácula, pois suga a vida da igreja”. Diante dessa realidade, os cristãos do Norte da África necessitam do apoio da igreja livre para prosseguir na caminhada e não serem “sugados pela perseguição”, como expressou Halima. Participar do Domingo da Igreja Perseguida é sua oportunidade de apoiá-los. Faça seu cadastro e envolva sua igreja no DIP 2020.

*Nomes alterados por segurança.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco