A perseguição aos cristãos no Vietnã

A pressão aos cristãos no país tem aumentado nos últimos anos, o que gera mais perseguição principalmente nas áreas de nação, igreja e comunidade

Portas Abertas • 23 jul 2020


A pressão aos cristãos permanece muito alta em quase todas as esferas da vida

A pressão aos cristãos permanece muito alta em quase todas as esferas da vida

Com 72 pontos, o Vietnã está na 21ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020, comparados aos 70 pontos e 20ª colocação na edição anterior. A pontuação por violência aumentou 0,7 pontos e está estável; entretanto, a pressão em quase todas as esferas da vida aumentou ligeiramente. As novas regulamentações religiosas, implementadas a partir de 1 de janeiro de 2018, não mudaram nada substancialmente, apesar de no papel parecer uma melhoria. Regulamentos mais restritos na comunicação on-line ajudaram a restringir e limitar o espaço que os cristãos aproveitam, ainda mais. Pressão e violência contra cristãos que pertencem a minorias étnicas continuam sem alteração e receber relatos dessas regiões permanece um desafio.

A pressão aos cristãos no Vietnã permanece muito alta em quase todas as esferas da vida, causando o aumento da média de pressão para 12,7 pontos comparada a 12,3 nos últimos dois anos. A pressão é mais forte para a igreja, em nível extremo, seguido por nação e comunidade. A pressão aos convertidos é principalmente acentuada na vida privada e família, mas todos os cristãos enfrentam pressão forte na nação e igreja. Essa pressão é completa pelo aumento nos níveis da retórica comunista, a nova lei religiosa e seus requisitos complicados e uma suspeita contínua entre os convertidos bem como para todas as minorias étnicas e religiosas.

A violência contra os cristãos subiu de 9,1 para 9,8 pontos. Houve uma morte relatada e diversas igrejas foram atacadas. O governo também continua sua política de prender dissidentes cristãos. A perseguição no Vietnã sempre foi violenta. Mortes são raras exceções, as formas preferidas do governo comunista são sentenças de prisão e deportação.

Perseguição por gênero
Geralmente, a perseguição no país não é distinguida de acordo com o gênero. Como as mulheres e meninas estão em uma posição mais fraca socialmente, correm mais risco de sofrerem abuso sexual sob custódia policial. Entretanto, é muito difícil estabelecer quantas mulheres foram vítimas de assédio e violência sexual, devido à natureza particularmente sensível dessa violação.

As mulheres das regiões mais pobres do país também estão sujeitas a tráfico humano para casar com homens chineses, mas isso não está relacionado com a religião. Na maioria dos casos, homens continuam sendo os provedores da família. Então, se homens cristãos perdem o emprego ou são expulsos da vila, isso afeta toda a família. A maioria dos pastores são homens e, com frequência, são alvos de pressão quando as autoridades querem fechar uma igreja.

Pedidos de oração

  • Ore pelos cristãos vietnamitas, que eles possam se manter firmes na fé apesar do aumento da pressão enfrentada.
  • Peça pelos pastores, para que o Senhor continue provendo todas as suas necessidades.
  • Apresente o governo local, para que aja com sabedoria e justiça para com todos os moradores, independentemente de sua religião.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco