A perseguição aos cristãos no Marrocos

A razão para o aumento da violência é devido a relatos de vandalismo a propriedades da igreja e ao alto número de cristãos detidos

Portas Abertas • 24 jul 2020


A pressão aos cristãos, principalmente convertidos, permanece muito alta

A pressão aos cristãos, principalmente convertidos, permanece muito alta

Com 66 pontos, o Marrocos se classificou em 26° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. O país marcou 63 pontos no ano anterior e ficou em 35° lugar. A principal razão para o aumento de três pontos é o número de incidentes violentos relatados. Como resultado, a pontuação da violência aumentou radicalmente de 1,5 para 4,1 pontos.

A média de pressão aos cristãos está em um nível muito alto, 12,5 pontos, tendo subido de 12,3 do ano anterior. A pressão aos cristãos, principalmente convertidos, permanece muito alta. A pressão é extrema na igreja. Isso reflete as limitações que as igrejas expatriadas enfrentam se tentam compartilhar a fé com outros e como o governo tem sufocado efetivamente a comunhão entre as comunidades convertidas.

A próxima pontuação mais alta é encontrada na família, 13,3 pontos, o que reflete a pressão que os convertidos têm enfrentado quando querem praticar a nova religião em público: se batizar, casar ou mesmo ser enterrado de uma forma cristã é difícil e eles enfrentarão pressão da família, sociedade ou até mesmo do governo, especialmente nas áreas rurais.

A pontuação para violência subiu de 1,5 para 4,1 pontos. A razão para esse aumento é devido a relatos de vandalismo a propriedades da igreja, um alto número de cristãos que foram detidos, bem como um maior número de cristãos que foram forçados a se casar.

O índice de pressão geral aos cristãos tem se arrastado desde 2016 e aumentado até um nível muito alto. Em todas as esferas da vida a pressão aumentou no período entre 2016 e 2019. Os níveis pareceram se estabilizar em 2020, exceto na comunidade, que mostra outro aumento significativo. A pressão está em um nível extremo na igreja nos dois últimos períodos de pesquisa. O número de incidentes violentos no período de 2015 a 2018 foi muito baixo, mas a pontuação tem subido já que incidentes mais violentos são mais registrados que antes.

Pedidos de oração

  • Peça ao Senhor que dê sabedoria a cada cristão preso para enfrentar momentos assim.
  • Ore para que nossos irmãos e irmãs sejam guardados de situações de abuso físico ou sexual.
  • Interceda para que meninas e mulheres cristãs não sejam forçadas a se casar com muçulmanos e que mantenham a fé firme em Cristo.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco