A luta pela sobrevivência de refugiados de uma guerra sem fim

Portas Abertas • 6 jan 2015


06_campo_refugiados_Libano_2014_0260010304.jpg

As perdas de 45 meses de guerra na Síria são incontáveis e irremediáveis. Mais de 200 mil pessoas morreram, e relatos recentes afirmam que cerca de 1 milhão ficaram feridas durante os conflitos. De acordo com os números oficiais do ACNUR - Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, 3,3 milhões de refugiados sírios encontraram abrigo em países vizinhos.

Muitos refugiados vivem em tendas ou edifícios inacabados e enfrentam as dificuldades do clima frio de inverno, levando a mais sofrimento e morte. Recentemente, a Portas Abertas recebeu uma mensagem de uma família de refugiados de Alepo que ilustra isso.

Minha filha nasceu nesta tenda e acabou morrendo nela. Vocês não tiveram a chance de conhecê-la. Se conhecessem a bela Arwa, com certeza iriam amá-la. Eu não tenho uma foto dela. Minha filha veio a este mundo e deixou-o sem ter uma única foto tirada. O mundo não sabe de sua existência, em primeiro lugar. Todos nós, os sírios, nos tornamos apenas números, estatísticas que diminuem ou aumentam. “Alexa"" (a tempestade que devastou o Líbano recentemente) amava Arwa mais do que nós e, portanto, levou-a na loucura do terceiro dia da tempestade. Ela tinha quatro meses na época, e seu corpo frágil não pôde suportar o frio.

Nós tentamos. Tentamos muito aquecê-la. Eu implorei por uma boa cobertura para protegê-la dos aguaceiros fortes, e um pequeno cobertor para evitar que o frio penetrasse em seu corpo. Ninguém se importou. No terceiro dia, corri para o hospital mais próximo. O frio se infiltrou em suas veias. Depois de examiná-la, eles me disseram que ela não estava doente, mas que seus pulmões entraram em colapso por causa do frio. Meia hora mais tarde, Arwa morreu.

Pedido de oração

  • Ore pelos pais de Arwa e muitas outras famílias que perderam seus entes queridos por causa das dificuldades de se viver como refugiados.
  • Peça pelas pessoas envolvidas na tentativa de melhorar as condições de vida nos campos de refugiados.

Conheça o trabalho da Portas Abertas de apoio à Síria e envolva-se! 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco