A laicidade do Nepal favorece os cristãos

| 27/09/2015 - 00:00


Uma nova proposta da Constituição do Nepal, que teria tornado o país oficialmente hindu, não foi aprovada. A assembleia do Parlamento confirmou que o estado vai permanecer laico e a decisão foi apreciada pelas igrejas e minorias étnicas do país, mas gerou protestos de alguns grupos nacionalistas hindus.

De acordo com relatórios da Portas Abertas: ""Embora esta seja apenas uma das várias preocupações dos cristãos, sobre a nova Constituição, saber que o país continua laico é uma notícia de alívio para o momento. O Nepal foi um reino hindu até 2006, mas a proposta de tornar o hinduísmo como religião oficial do estado não foi aprovada pela maioria. Não quer dizer que os problemas foram resolvidos, mas pelo menos continuam no mesmo nível”.

O analista de perseguição explicou que o país está dividido em várias províncias federais, e as minorias étnicas causam grande preocupação. “Isso ficou mais claro depois dos confrontos violentos, ocorridos durante o processo de votação. A decisão da assembleia constituinte frustrou os grupos radicais hindus e fez com que eles reagissem atacando os cristãos. Em menos de 24 horas após a decisão, três igrejas no distrito oriental de Jhapa foram bombardeadas”, disse o analista. Não deixe de orar pelos cristãos nepaleses.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE