Porque é um gesto de unidade.
Qual a importância da unidade? Quando se faz qualquer coisa em conjunto com outras pessoas, é possível agir-se de forma alinhada, ou em harmonia ou em unidade. Nas três maneiras, têm-se níveis crescentes de integração entre as pessoas.
Pessoas que atuam alinhadamente têm objetivos diferentes mas seus atos, de alguma forma, convergem, este representa um nível de convergência básico e com uma dose forte de individualismo.
Na harmonia,o o objetivo é o mesmo, mas o resultado individual ainda é diferente. O melhor exemplo de harmonia é o da música em que cada um executa uma voz e juntos cantam uma mesma música. A convergência da harmonia é grande, mas ainda não é completa pois, mesmo visando um resultado que lhe é comum, cada integrante está indo em sentido diferente dos outros.
Já pessoas em unidade querem exatamente a mesma coisa e visando este objetivo, como que "cantam a mesma voz". Em unidade, pessoas atuam como se fossem um, por isso a Palavra nos fala em "Corpo". O Corpo de Cristo tem de ser um: convergência total. Não há abertura para divisões, para movimentos desconectados. Cabeça, tronco e membros têm de cooperar para o mesmo objetivo, do contrário o Corpo se esfacela.
Por isso, além de perseverar - Lucas 21:19 - outro grande mandamento do Senhor é que sejamos um para que o mundo saiba que o Pai O enviou Em nosso mundo carente de afeto e de acordo, Jesus nos disse que se fôssemos um o mundo teria uma chance de reconhecê-lo em nós. Em João 17::21 Ele orou por nossa unidade. Ele a queria antes e Ele a quer agora. A unidade nos faz maiores porque o corpo completo tem seu valor maior do que a soma das partes. A unidade nos faz sentir a dor do outro. Em I Corintios, 12:26, a Palavra diz que "quando um membro do corpo sofre, todos os membros sofrem com ele e quando um membro se regozija, igualmente, todos se regozijam".
Finalmente, a unidade é mais valorizada pelas partes mais fracas e por isso, nós temos de ser UM com a igreja perseguida, não temos o direito de ignorá-los. Que em 22 de maio de 2005, cada cristão brasileiro se conscientize da importância de unidade do Corpo e dedique aquele dia a seus irmãos e irmãs da Igreja Perseguida.
Douglas Monaco - Secretário Geral Portas Abertas Brasil
*Conforme promessa feita em "Um dia para marcar a história de sua igreja", entre 12 de abril e 10 de maio, este espaço discutirá cinco motivos para participar do Domingo da Igreja Perseguida. Hoje o tema é "Porque é um gesto de unidade", na semana que vem, o tema será "Porque é parte do esforço missionário".
© 2021 Todos os direitos reservados