Uma das questões centrais da vida é como relacionar-se com a morte

| 17/05/2005 - 00:00


Possivelmente, o entendimento que tenhamos da morte influenciará muito a forma que aproveitaremos a vida. Existe muita polêmica sobre haver ou não vida após a morte, sobre o que fazer agora para ter sucesso na outra vida e assim por diante.

Outro ponto importante é o medo da morte. Alguém já disse que o medo da morte é a raiz de todos os medos. O que será que pensam aqueles irmãos que têm de lidar com isso o tempo todo, conforme Romanos 8:36? Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias...

Ao faltarem poucos dias para o Domingo da Igreja Perseguida, este espaço traz a perspectiva que estes irmãos em Cristo têm em relação à morte. Para este fim, usa-se um trecho do seminário Permanecendo Firmes Através da Tempestade - PFAT -  o principal instrumento de capacitação aplicado no ministério de campo de Portas Abertas e que está em preparação para ser ministrado também aos cristãos brasileiros.

A tradução é da voluntária Daniela Mendonça.

"Para muitas pessoas no mundo atual, o temor número um é falar em público. O temor número dois é a morte. Um comediante comentou Isto significa que se você estiver em um enterro, você estará em uma melhor situação no esquife do que homenageando o falecido.

Quando Jeremias ainda era criança, ele foi chamado pelo Senhor para falar com líderes espirituais da nação. Parece que ele estava temeroso da designação quando disse Eu não sei falar porque não passo de uma criança. Mas o Senhor disse para ele Não temas diante deles; porque eu sou contigo... (ver Jeremias 1:6-8).

Olhar nos olhos das pessoas enquanto falamos, especialmente para um grupo, é, para muitos, um processo ameaçador. Perguntamo-nos se eles gostam de nós e se concordam com nossas palavras ou se irão se voltar contra nós e nos prejudicar.
 
Para outras pessoas, o  temor de morrer é o temor número um! Há um senso do desconhecido à frente. O famoso monólogo de Hamlet ser ou não ser, esta é a pergunta ressoa esta incerteza assombrosa da morte quando ele diz Porque naquele sono da morte, que sonhos virão, quando nos livramos deste espiral mortal, devemos parar para pensar (Hamlet, Ato III, Cena I, linha 67).

O primeiro segredo de Permanecer Firme Através da Tempestade é não temer a morte. Lucas 9:23; Gálatas 6:14 e Apocalipse 12:11.  É por isso que cristãos por todo o mundo são grandemente encorajados nas palavras de nosso Senhor quando Ele disse Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo (Mateus 10:28).

Em um seminário de PFAT na Ásia Central, nossa tradutora nos olhou no fim de nossa reunião de três dias e comentou Obrigada por nos ensinar como permanecer firmes. Deus falou muito comigo durante este seminário. Eu tinha medo de morrer, mas hoje não sinto mais. Tenho paz para difundir a Palavra de Deus.

Ela agora está servindo ao Senhor em uma missão estratégica em sua região.

Um fator significante para lidar com o temor de morrer é perceber que estamos mortos em Cristo (Gálatas 2:20). Um colega de trabalho de Portas Abertas, Hector Tamez diz que este conceito é claramente visto na vida dos cristãos que vivem em zonas de guerra da América Latina. Os cristãos que eram capturados na guerra civil entre o governo e as guerrilhas do Sendero Luminoso no Peru são um exemplo clássico para nós. A seguir está como Hector expressa o compromisso deles:

Eles sabiam que seriam mortos. E eles diziam Para ser cristão aqui, deve-se admitir estar pronto a morrer em Cristo. Uma vez que se admitiu isto, qualquer dia vivido é lucro. Em alguns países, sobreviver um dia ou um ano significa que você tem um dia ou ano dado por Deus para testificar não somente com suas palavras, mas também com suas obras. O temor não deve controlar sua vida! Cristo deve controlar sua vida."

Em 22 de maio de 2005, ao participarmos do Domingo da Igreja Perseguida, que todos pensemos nesse modo de ver a morte para que, talvez, possamos aproveitar mais intensamente a vida.

Douglas Monaco - Secretário Geral de Portas Abertas Brasil


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE