AME – Um ano de muitas bênçãos

| 16/12/2005 - 00:00


Mais um ano está terminando. Olhando para trás, vemos que o Senhor tem feito grandes coisas no meio da família AME, suprindo as necessidades, ampliando e livrando. Milagres têm ocorrido na vida de cada missionário, os projetos têm evoluído e sentimos as mãos firmes do nosso amado Pai confirmando e usando cada um, segundo os dons que a todos distribuiu. Aqui em Timor sentimos o impulso de Deus em todas as áreas para que sua obra se expanda, e, em meio a grandes adversidades, reconhecemos: Deus cuida!

Agradecendo a todos vocês o apoio fiel e a intercessão eficaz, compartilhamos os relatórios das nossas atividades, para, juntos, louvarmos a Deus.
 
FUAN DOMIN: Temos visto abundantemente a ação de Deus na escola. Neste ano aumentamos o número de vagas, mas, mesmo assim, ainda não foi possível atender a todas as crianças. Algumas mães choraram... Temos uma grande responsabilidade perante a sociedade, pois a escola foi escolhida como modelo pela Secretaria da Educação. Desenvolvemos um curso de aperfeiçoamento em que são verificados novos talentos para professores. Algumas ONGs nos solicitam indicação. Diversas pessoas treinadas estão lecionando. A Viviane planeja um curso de médio prazo para treinar as  professoras no planejamento do currículo do governo. As nossas crianças têm um aspecto diferenciado: percebem-se os cuidados recebidos e as duas refeições diárias; elas são mais alegres e os seus olhos brilham. Os pais estão sempre por perto observando. Viviane é a missionária mais nova da equipe e a nova diretora da escola, desde o retorno da missionária Fátima ao Brasil. Vivi esteve doente com malária e dengue. Ao voltar à escola, um pai, representante da comissão dos pais, ofereceu toda ajuda para a Festa de Natal. Isso é algo novo. Estamos alcançando as crianças e os seus pais e, assim, a sociedade. O administrador do distrito de Aileu afirmou que ainda precisa muito de nossa ajuda no Timor e pediu para que preparemos mais professores com o nosso perfil. Ao Senhor toda glória.
 
CURSO DE PORTUGUÊS: Uma jovem testemunhou que participou do curso de Português como um simples curso, porém, ao comparecer às aulas teve um encontro com Cristo. Outro testemunhou do amor e igualdade que reina no ambiente. Todos passaram a freqüentar a casa de Karin, pois em amizade pode-se compartilhar o evangelho. Neste caso, viver o que se fala é imprescindível e a disposição por parte de quem vem é fundamental.
 
ESCOLA DE INFORMATICA: Júnior aplica um sistema semelhante, onde a interação entre o professor e aluno faz a diferença. Discutem-se textos sobre a cidadania, e mesmo questões morais dentro da Bíblia, etc. Nas aberturas e formaturas de todos os cursos, sempre damos incentivo baseado na Palavra de Deus. É importante ser sensível ao Espírito Santo quando Ele mostra oportunidade de aproveitarmos para compartilhar a Palavra. Neste ano foram realizadas cinco turmas  nos níveis I  e II. Os alunos sempre terminam com muita alegria e esperança pela oportunidade obtida.
 
CLÍNICA MÓVEL: Foi iniciada este ano formalmente junto ao governo. Os locais são de difícil acesso, escolhidos pelas autoridades, porém exatamente com o perfil pelo qual orávamos antes da aprovação do projeto. A necessidade nos motiva, torna o caminho mais fácil. Com atendimentos regulares, o número de pacientes estabilizou-se hoje numa média de 350 a 400 pessoas ao mês. Deparamo-nos com diversas dificuldades da população, desde falta de cobertores nas noites frias das montanhas e falta de roupas para os bebês até desnutrição. Assim fizemos o projeto Criança Saudável. Alcançamos o objetivo: quando começamos havia 400 crianças sem vacinação e/ou vacinação incompleta e menos de 10 crianças tinham o cartão de vacinação. Hoje, após a nossa campanha mensal para conscientizar as mães, todas as crianças foram vacinadas e possuem cartões, graças à doação de 2.000 cartões pelos amigos. Estamos no sétimo mês da implantação do projeto e o chefe de Aldeia disse que, desde que iniciamos a Clínica Móvel, não morreu mais ninguém nas aldeias atendidas. O diretor do Distrito pediu para aumentar os locais atendidos, porém precisamos de mais pessoas para ajudar. Faço um apelo aos corações dos irmãos profissionais na área da saúde para cooperar neste lindo trabalho.
 
EXIBIÇÃO DO FILME "JESUS": Está uma benção! Em três meses já exibimos para mais de 2.500 pessoas de vários Sukos. As pessoas têm pedido constantemente para Lázaro exibir o filme. Precisamos de mais filmes para oferecer mais opções, pois há lugares onde já passamos o filme duas vezes ou mais, e eles querem assistir outras vezes. O Diretor de Desporto nos convidou oficialmente para trabalhar com ele, mas, por falta de mais obreiros, ainda não pudemos atendê-lo. Neste mês, quando oramos após o filme, o chefe de Aldeia publicamente nos pediu uma Bíblia.
 
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: Seguimos com uma média de 35 adultos aos domingos. Dois irmãos timorenses  estudarão conosco durante a semana para, no domingo seguinte, ministrarmos juntos os estudos. Serão os futuros professores da EBD.
 
Em novembro fomos à fronteira levar a Vivi para pegar visto de um ano. Chegando lá, após 5 horas de viagem, os oficiais exigiram fotocópia dos documentos. Mas não havia energia e a máquina não funcionava. Com a Viviane doente, tentei conversar para resolver o problema. Para voltar até Dili seriam mais 3 horas, só para tirar uma fotocópia! O problema era o gerador. Lázaro foi buscar bateria em um povoado, voltou, verificou o óleo e deu dicas de manutenção do gerador. Um dos chefes ali era de Aileu, onde moramos. Um outro senhor disse que me conhecia como a doutora que atende em Liquidoi, que o Lázaro dirige o furgão da Clínica Móvel, e outros comentários mais. Pensei em todo tempo: sejam alvas as suas vestes, e nunca falte o óleo sobre sua cabeça. Saímos dali acompanhados por todos eles para esperar pela Vivi na fronteira, sentados confortavelmente. Deus é bom.
 
Deus realmente tem feito grandes coisas. Até aqui nos ajudou o Senhor!
 
Equipe da AME  


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE