“Deus usa quem se deixa ser usado”

Médico mexicano participa de projeto da Portas Abertas e conta sua experiência

jovem-voluntario-conversando-com-homem

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas. Pode-se começar por estabelecer uma definição da palavra “voluntário”. Os voluntários são os indivíduos que doam seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos. Eles praticam ações que são de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa, sendo solidário. 

Hoje vamos conhecer um jovem médico mexicano que trabalhou como voluntário em um projeto da Portas Abertas. Ele relata sua surpresa e indignação diante da perseguição aos cristãos de comunidades rurais em Chiapas, no México. O médico postou suas experiências numa rede social, onde escreveu: “Como a maioria de vocês, eu já tinha ouvido sobre a perseguição aos cristãos em Chiapas, mas sempre achava que era algo do passado, de muitos anos atrás. Imaginava que no século XXI não havia esse tipo de intolerância religiosa no México. Mas como eu estava errado…” 

Ele cita apenas um exemplo de uma senhora que havia sido expulsa da comunidade e chegou a eles com a clavícula quebrada. Ela tinha sido amarrada com os olhos vendados e torturada. Sua clavícula foi quebrada a chutes. Tudo porque havia cometido o “crime” de ser uma seguidora de Jesus. Os cristãos em Chiapas estão sujeitos a perder a casa, propriedade, família, e até mesmo a vida. 

O jovem médico cristão se juntou a uma caravana de saúde para atender refugiados das áreas rurais, que foram obrigados a fugir para salvar a própria vida. Os voluntários não eram todos da área médica, mas também alunos do ensino médio e recém-formados em Design Gráfico e Arquitetura. Em suas palavras, “Deus usa quem se deixa ser usado”. A Portas Abertas é uma organização que conta com o trabalho de voluntários em várias áreas de atuação. Deixe-se ser usado por Deus. Seja você também um voluntário. Saiba mais em www.portasabertas.org.br/ministerios e envolva-se.