Lista Mundial da Perseguição mostra países hostis ao cristianismo

Sri Lanka e Mauritânia voltam para lista; Afeganistão sobe para o terceiro lugar; e a Coreia do Norte ocupa o topo, pelo 15º ano consecutivo

Diante de tantas guerras civis, conflitos e turbulências pelas quais o mundo passa, acompanhar o noticiário internacional se tornou um desafio. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 30% do mundo está em guerra e destes, pelo menos metade tem motivos religiosos.

Assim, a perseguição ao cristão tem aumentado, tanto nas formas de violência, quanto de pressão e ameaças. Como divulgamos em uma notícia no dia 9 de janeiro, o Cristianismo é a religião mais perseguida do mundo?, não podemos ignorar a perseguição aos cristãos, mesmo em países que declaram liberdade de religião e culto.

A Portas Abertas, organização mundial com mais de 60 anos de atuação, publica anualmente os 50 principais países, em que manter a fé cristã pode custar a vida. Segundo dados da organização, hoje existem cerca de 215 milhões de pessoas perseguidas (com diferentes graus de violência e pressão) em todo o mundo. Os números parecem exagerados, mas a pesquisa é minuciosa e conta com a auditoria das principais universidades da Europa. Segundo dados da pesquisa, países da África representam um terço desses países e têm seus conflitos principalmente motivados pela guerra civil e, sobretudo, pelo comando de grupos islâmicos extremistas, como Boko Haram, Seleka e Al Shabaab, que atuam intensivamente na região. Outro país africano, a Mauritânia, volta à Lista Mundial 2017, pois além do extremismo muçulmano que declarou o país como islâmico, a nação é governada há 30 anos por um sistema ditatorial.

A Lista Mundial da Perseguição 2017, traz outros números que merecem atenção. Pelo 15º ano consecutivo, a Coreia do Norte ocupa o topo da lista, sendo que 100% dos cerca de 300 mil cristãos do país são perseguidos por sua fé. Destes, 50 a 70 mil estão presos em campos de trabalhos forçados, em péssimas condições de vida e saúde, com pouca alimentação, submetidos a torturas e severas tarefas diárias.

Por fatores de perseguição diferentes, mas não menos hostis, o Sri Lanka aponta mais uma vez na Lista Mundial, tendo como principal meio de perseguição, grupos radicais budistas. Aliás, quando os olhos do mundo estão virados para o radicalismo muçulmano, corre por fora dois outros grupos não menos radicais, que tem sido fatores de perseguição em diversos países do mundo: o budismo e o hinduísmo.

A Lista Mundial da Perseguição é a única pesquisa desta espécie no mundo e completa 25 anos de trabalho em 2017.

Top 10

Os dez primeiros países que compõem a Lista Mundial da Perseguição, são:

1º Coreia do Norte

2º Somália

3º Afeganistão

4º Paquistão

5º Sudão

6º Síria

7º Iraque

8º Irã

9º Iêmen

10º Eritreia

Além desses, dois países da América Latina ainda estão na Lista 2017: México (41º) e Colômbia (50º)

Para saber mais acesse www.portasabertas.org.br/listamundial e veja a lista completa de países, seus perfis e a atuação da Portas Abertas em cada região.

 

___

PARA IMPRENSA
Mais informações:
imprensa@portasabertas.org.br
(11) 2348-3330 / 2348-3331

 

Comentários

  • Pr. Eli Teodoro da Silva
    12 mai 2017 de 19:13
     

    É de admirar que há crentes que não se incomoda. Não incomoda uma cidade sem presença Evangélicos. Não incomoda um porcentual mínimo de crentes em relação aos habitantes. Não incomoda um bairro que não conta com uma igreja. A Missão começa onde nos estamos. A Missão esta sempre ao redor de nos. Alguém ao ler estas poucas palavras se sentir incomodado sobre Missão então levante se em nome de Jesus e diga: Que queres que eu faça, eis me aqui envia me a mi. Este ano é considerado o ano de retomar uma paixão perdida, que é a plantação de novas igrejas, o sonho é plantar novas igrejas nos países de America do sul, e se você ficar indiferente a este objetivo, quem Deus pode usar? Ele quer usar você.

  • Maria da Conceição
    15 abr 2017 de 21:33
     

    É assustador saber que A perseguição aos cristãos cresce em todo o mundo porém sabemos que esses sinais apontam para a proximidade da vinda de Cristo,então só nos resta dizer ora vem senhor Jesus.

  • Francinardo
    08 fev 2017 de 15:01
     

    Faço missões na minha igreja local na cidade de fortaleza,ce. Aprecio todos os dias as informações das portas aberta. enriqueci muito meus conhecimento e me faz está mais envolvido por missões. agradeço a Deus por vocês que sempre estão nos trazendo mais informações sobre o que acontece nos países em perseguição.obrigado paz e graça.

Deixe seu comentário

*
*
 
*
*Campos obrigatórios