Governo derruba igreja protestante na Indonésia

"Tudo foi ao chão. A igreja foi demolida pouco antes das três horas da tarde", disse o líder cristão Torang Simanjuntak ao Jakarta Post.

Indonesia Church down.jpg

Apesar dos protestos de cristãos, funcionários do governo local em Bekasi (Indonésia) demoliram uma igreja protestante após a congregação ter sido proibida, na semana anterior, de realizar cultos em seu prédio. Funcionários citaram a falta de uma "licença de construção", exigida por lei. Na realidade, muitas igrejas operam sem estas licenças, que são quase impossíveis de se obter. Justamente por esse motivo, grupos islâmicos radicais usam a legislação como pretexto para exigir o fechamento de igrejas cristãs. As poucas igrejas que obtiveram a licença, só conseguiram após pagar grandes somas ao governo.

Membros da congregação compareceram ao local na manhã de quinta-feira, na tentativa de impedir a demolição da igreja. Quando agentes da ordem pública chegaram, os cristãos realizavam um culto de oração, esperando que a demolição não acontecesse.

Uma escavadeira avançou de encontro ao prédio às onze horas da manhã. Membros da igreja choravam, enquanto alguns tentaram impedir que o trator se aproximasse. Quando as paredes da igreja começaram a cair, muitos cristãos ainda não podiam acreditar no que estavam vendo. Conversaram com os oficiais, pedindo-lhes para cancelar a demolição, mas não obtiveram nenhum sucesso.

Vários policiais de Bekasi foram mobilizados a fim de acalmar os membros da congregação. Anciãos da igreja também tentaram pacificar o processo. Simanjuntak afirmou que a demolição foi ilegal. "O governador de Bekasi deveria ter nos dado a ordem de demolição primeiro, nós nunca recebemos qualquer carta alertando sobre isso", disse ele.

A igreja tem lutado para obter uma licença de construção, já que foi construída em 1999 e a lei passou a valer em 2006. "Em breve, vamos abrir um processo contra a administração política de Bekasi", informou Torang, acrescentando que os cristãos ainda mantêm seus cultos, perto da igreja demolida.

FonteThe Jakarta Post
TraduçãoAna Luíza Vastag
 

Comentários

  • Keila Maria Pereira Camelo
    29 mar 2013 de 11:57
     

    Estaremos orando pelos irmãos da Idonesia,mas ao mesmo tempo nos alegrando no testemunho destes irmãos,que entendem que amar a Jesus é algo bem maior que um templo feito por mãos humanas,mesmo diante de tanto afronta e desrespeito a sua fé continuam de pé,crendo que o Senhor está c eles e que nada nem ninguem os separara do Amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador.

  • marco luiz
    29 mar 2013 de 07:36
     

    vamos orar pelos nossos irmaos em becase, sabemos que a oraçao de um justo pode muito em seus efeitos. irmoas comfiem no senhor.

  • ERIWAGNER ARAUJO PAIVA
    28 mar 2013 de 21:01
     

    DOE E ALEGRA A MINHA ALMA POR ESSE FATO. DOE POR SABER QUE TEMOS UM PAIS "DEMOCRATICO" E TEMOS A LIBERTADE DE CULTUAR A DEUS E FICAMOS EM CASA DAMOS PREFERENCIAS A FESTA,PASSEIO E ETC AO INVÉS DE APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE UNICA PRA ADORAR AO REI DA GLORIA. ALEGRA PELO SIMPLES FATO QUE PRA DEUS OPERAR SÓ PRECISA DE UM CORAÇÃO SENSIVEL A SUA VOZ E UM REMANSCENTE PRA ELE ABRIR OS SEUS E REVELASSE AO SEU POVO

  • PILLAR VALENTE
    28 mar 2013 de 10:23
     

    No mundo teríamos aflições, mais venceríamos.Ele ja venceu por nós e por vocês. A chave de conseguirmos a vitória é: NÃO DESISTAM NUNCA. ELE NUNCA DESISTIU DE NÓS. SHALOM

  • Vera Lucia de Souza
    27 mar 2013 de 15:27
     

    Que as doces consolações do Espírito Santo seja sobre os nossos irmãos neste momento difícil. Que diante das perdas,algo fique firme e de pé: a sua fé em Cristo.

  • josue
    27 mar 2013 de 13:05
     

    Nós os brasileiros,precisamos ir para ulguns desses paises,para aprendermos a ser verdaderamente crentes...

  • Renata Borges
    27 mar 2013 de 12:42
     

    Enquanto lia essa reportagem, imeginei se estivessem dolindo minha igreja aqui, meu coração se apertou de mais, e pude sentir a dor deles, pois a igreja é como se fosse a nossa casa, para alguns tem até um significado maior. Por isso oro pelo meus irmãos da Indonésia. Que o Senhor dê graça e força para eles se reanimarem e prossegirem apesar de tudo!!!

  • Marcone Edson
    27 mar 2013 de 11:15
     

    Meus irmãos, lembremo-nos de que Deus não habita em tempos feitas por mãos humanas. Eles não destruíram a igreja, porque a igreja - eclesia - é a comunidade dos remidos. E esses, ainda que perseguidos, jamais deixarão de ser edificados pelo Senhor dos senhores.

  • Camilo Amaro
    27 mar 2013 de 10:28
     

    É muito triste!!! Vamos continuar orando! Que possa dar força aos irmãos.

  • Antonio Ronaldo de Paula
    27 mar 2013 de 10:07
     

    O Senhor da seara conhece todas as coisas, creio que esse exemplo nos ajuda a rever nosso esquema de igreja, onde damos um valor e necessidade alem do que convem a nossos templos construidos, a Igreja precisa rever o tipo de reuniao que promove. A igreja precisa se preparar para que se necessàrio viver sem esse tipo de templo. È lògico que se vivemos num pais livre, vamos nos preparar para existir sem templos, mas precisamos entender e nos preparar para ser igreja sem eles ( Templos)

  • edvaldo coelho
    27 mar 2013 de 10:06
     

    ao ler essa portagem, me rasguei por dentro e fico pensado a onde estar "DEUS" por que as coisa precisam ser assim, por que "DEUS" permite acontecer. Mas quando paro e penso qui o reino de DEUS não he desse mundo, ate mesmo o profeta ja orientava nao por força e nem por violencia, mas he por meu espirito diz Senhor dos exercito. outra coisa como cristao nao posso ter odio dessa pessoas que destruir a igreja, e sim, no reino de DEUS me orienta a orar, ate porque nao temos que lutar com eles e sim, com os dominadores deste mundo tenebroso(demonios) que escravisa o homem, vc e eu como participante do reino, temos o poder de interferir no mundo espiritual em nome de Jesus e mudar situacoes por mas dificeis em Cristo. entao na verdade este positores carecem de nosso amor, de nossa atencao, da oracao. precisam urgentimente de vc. he vc tem Cristo, he ki tem perdao, he vc ki tem o nome, eu tem o nome, eu tenho o amor. ajude-os imaos e opositores.

  • Jose Maria Filho
    27 mar 2013 de 09:32
     

    As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja; que é composta por pessoas que abrem o seu coração para Cristo e o mantém em seu tabernáculo espiritual. Vamos continuar intercedendo pelos nossos irmãos e por esse canal de bençãos (portas abertas).

  • Kleber Nascimento
    26 mar 2013 de 22:26
     

    "As portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja ". Deus seja Louvado

  • ariey araujo
    26 mar 2013 de 20:25
     

    a mão do Senhor é mais poderosa do que todas as coisas,o choro dura uma noite,mais a alegria vem pela manhã

  • ISABEL
    26 mar 2013 de 20:21
     

    a fé do povo perseguido,me impacta!!!

  • gessi vieira branquinho
    26 mar 2013 de 17:58
     

    E triste ver a açao do inimigo contra a igreja,rogo a Deus que fortaleça nossos irmaos, e nao deixe que sua fe seja abalada. Jesus cristo e o Senhor da igreja,e das nossas vidas.Vamos estar orando por eles e pelas autoridades desse pais.Deus seja com eles.

  • Leonidas
    26 mar 2013 de 17:27
     

    Vocês não estão sozinhos irmãos. Deus abençoe e guarde a vida de todos vocês.

  • DÉBORA MARCONDES TOINAKI
    26 mar 2013 de 16:22
     

    QUE DIZER DIANTE DE TUDO ISSO : "SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?" ALELUIA ! SEU NOME ESTÁ SENDO PREGADO !

  • Damião Mendes
    26 mar 2013 de 08:37
     

    que os irmãos da indonésia mantenham-se firmes na fé e continuem olhando para o alto, pois é de Deus que vem o socorro, aqui no Brasil creio eu que muitos irmãos estão orando por nossos semelhantes que são perseguidos! "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo"

  • Caleb
    26 mar 2013 de 00:30
     

    A igreja não estava ilegal uma lei so pode afetar as coisas que forem feiras apos elas(jurisprudencia). Não que isso importe ja que sabemos o real motivo da demolição...

  • Ricardo Santana
    25 mar 2013 de 20:32
     

    Demoliram o templo, não a fé daqueles cristãos, que, creio, continua inabalável.

  • valmir
    25 mar 2013 de 19:05
     

    ainda ha paises como este que nao quer que o evangelho de Jesus Cristo entre em seus paises,mais estamos orando para que Deus quebre as cortinas de ferro nesses paises. que nao dao brexa para o evangelho de Jesus Cristo

  • Maycon Barroco
    25 mar 2013 de 17:45
     

    Vamos continuar orando pelos irmãos perseguidos de Bekasi, que essa ação contrária traga avanço para igreja da Indonésia.

  • oigersonita@hotmail.comGersonita Batista Borges
    25 mar 2013 de 16:39
     

    É muito triste!Mas o Senhor é fiel e não vai deixar abalar a fé dos seus filhos fiéis.Estou orando! Gostaria de ajudar, mesmo que seja, com pequena quantia. Como posso fazer?

  • Roseane Sá
    25 mar 2013 de 15:18
     

    O diabo nunca vai destruir a fé daqueles que confiam no Senhor e na sua santa palavra,ele pode até nos tirar alguma coisa,mas Deus nos devolve em dobro tudo que perdemos.