Cristãos brasileiros são presos no Senegal

Silva (na foto, com sua esposa Marli) e Zeneide estão presos há dois meses, acusados de aliciar menores para o tráfico. Mantidos por organizações cristãs do Brasil, os missionários eram responsáveis por um projeto social voltado aos jovens de rua. Seu “crime” foi converter crianças ao cristianismo

Brasileiros+Senegal.jpg

*Atualizado em 11/01/2013

Há alguns anos, os cristãos José Dilson Alves da Silva e Zeneide Moreira Novais fizeram as malas e mudaram-se para o Senegal, país localizado na costa atlântica da África, e que faz fronteira com o Mali, 7º colocado na Classificação de Países por Perseguição (WWL).

A rotina de ambos estava ligada, principalmente, ao trabalho que exerciam através do projeto social Obadias, segundo reportagem da revista Istoé , “financiado pela Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), que dá abrigo, comida e ensino a 17 crianças e jovens de rua, muitos deles oriundos de escolas corânicas – os chamados talibês, estudantes islâmicos que são forçados por seus professores a mendigar nas ruas”.

No início de novembro, o pai de um dos meninos do abrigo dirigiu-se às autoridades e fez acusações contra José e Zeneide, alegando que seu filho havia se recusado a recitar uma oração muçulmana e estava exibindo comportamento cristão. O pai afirmou que os cristãos estavam desrespeitando o Islã ao ensinar o cristianismo para as crianças. Outras acusações incluem sequestro e tráfico de menores. Os dois ficarão presos em Dakar, capital do Senegal, até que a investigação, que determinará o futuro do caso, seja concluída. Isso pode levar até seis meses.

No Senegal, 92% da população é declaradamente sunita, mas a liberdade religiosa está prevista na Constituição. Na prática, não foi bem isso o que aconteceu. Ainda de acordo com a matéria da Istoé, “meios de comunicação senegaleses reproduziram a acusação: ‘Pastor brasileiro convertia crianças ao cristianismo’, dizia o título de uma matéria publicada na primeira página do tabloide ‘Le Populaire’.”

Enquanto aguardam a decisão da Justiça, ambos vivem agora restringidos ao limite da cadeia; em celas diferentes, mas compartilhadas com 30 pessoas, sem janelas ou qualquer espaço. São autorizados a receber visitas rápidas de familiares e amigos somente duas vezes por semana, além de consultas regulares com dois médicos e um psicólogo. 

Um fator de forte preocupação, porém, é a saúde do pastor. Ele é diabético, está fraco, com um dente quebrado e uma inflamação no ouvido. Fontes informaram que, por conta disso, lhe foi permitido receber comida preparada por seus colegas de fora da prisão. Não somente Silva, mas Zeneide também. Ela, por sua vez, tem ensinado artesanato às demais prisioneiras e, quando possível, compartilhado com elas as refeições preparadas por missionários amigos.

*Esclarecimento importante: diferente do que alguns sites mencionam, os missionários não são casados, apenas trabalhavam juntos.

Pedidos de oração
• Ore para que José e Zeneide não desanimem, mas sejam fortalecidos a usar o seu tempo na prisão para compartilhar o amor de Cristo.
• O Pr. José e sua esposa Marli (que, atualmente, está no Brasil) têm três filhos, apenas o mais novo permanece em casa. Peça a Deus para que os corações e mentes de todos os membros da família sejam cheios de paz e confiança até o dia da liberação do pai.

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16.33


Zeneide Moreira
Na foto, Zeneide abraça jovens senegalenses.

 

Comentários

  • abdias lima
    08 mar 2014 de 10:50
     

    lamento por este casal de irmãos nosso,me regosíjo, porque a palavra de Deus é fiél, oro para que Deus em sua infinita grandesa, fortaça esses irmãos , e o testemunho deles,marque a hisória des país, para a gloria e louvor de Jesus, nosso amado Salvador

  • ROBERTO
    12 fev 2013 de 12:47
     

    do conforto de nossas casas ou na comodidade de nossos templos façamos algo verdadeiro, agir a fé é, alem de orar também estender nossas mãos. Doemos nosso tempo, dinheiro, e a nós mesmos.

  • Lêda Maria Ferrão Coutinho
    09 fev 2013 de 12:55
     

    faço um trabalho voluntário de Missões urbanas aqui em Niterói/RJ e meu alvo são os senegaleses que trabalham informalmente nas ruas. Distribuo Bíblias em francês e pretendo levá-los a minha igreja agora em março, mês de Missões internacionais. Eles são muçulmanos declarados. Conto com as oraçoes dos irmãos para que o E. Santo já esteja movendo esses corações.

  • marinalva santana
    01 fev 2013 de 21:28
     

    Que VOCÊS QUERIDOS sintam a poderosa graça de Deus que esta operando em seu favor, não há nada que possa impedir o agir de Deus,mais temos que resistir e as vezes resistir até o sangue em favor dessa semente maravilhosa do Evangelho plantada em terra seca em muitos corações, mais o ESPIRITO SANTO fara jorrar água sôbre os sedentos e o vosso trabalho não é vão no Senhor. DEUS É COM VOCEIS IRMÃOS FIQUEM FIRMES.

  • Sirlene M. Silva
    30 jan 2013 de 08:12
     

    Ser servo e estar disposto a servir é muito difícil. Agradeçamos a Deus pela vida de pessoas despreendidas como este casal que se colocaram em risco para o serviço. Estaremos orando para que Deus faça a justiça necessária.

  • Dc. Jean Carlos
    29 jan 2013 de 15:45
     

    Nós cremos que o nosso Deus é fiel, e o senhor irá abençoar meus irmãos missionários José e Zeneide, estaremos orando ao senhor pela vossa liberdade, eu creio em nome de Jesus, não desanime o nosso Deus é fiel. Somos do extremo norte do brasil o estado de Roraima e estaremos intercedendo ao senhor pelos nossos irmão missionários...

  • Marilene M. Grancieri
    29 jan 2013 de 08:46
     

    Estamos orando para q Deus fortaleça os teus servos para passar por momentos de grande desafios .Crendo sempre que DEUS e fiel para com a queles que se coloca ao dispor da sua obra.

  • Ana Kátia Marques Teles Lõbo
    20 jan 2013 de 18:56
     

    " Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando aaim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber." Atos 20.35 Louvo a Deus, pelos meus irmãos José e Zenaide,e , que através deles, muitos se convertam a Jesus. O Senhor os proteja e os guarde!

  • Pr Aécio
    19 jan 2013 de 10:22
     

    Em nossa igreja acompanhamos desde o início, por sermos amigos da Miss. Zeneide. Desde o primeiro momento nos comprometemos a orar até que eles saiam da prisão, o que cremos que a esta altura é uma questão de bem pouco tempo.

  • Ana Léa
    17 jan 2013 de 15:22
     

    Gostaria de se possível ter notícias do desenvolver deste assunto. Estamos orando por esses misssionários, aqui na nossa região. Somos de Sta. Helena de Goiás - GO. Desde já agradeço pela atenção.

  • marcilio fontes
    17 jan 2013 de 06:38
     

    Desde macaé orando por meus irmãos..

  • Luciana Castilho
    16 jan 2013 de 17:02
     

    Que todos nós possamos estar unidos,intercedendo pela igreja perseguida ,e crendo que Deus está agindo em favor de seus filhos. UM COM ELES !

  • LUCIANA
    16 jan 2013 de 16:59
     

    Que todos nós possamos estar unidos,intercedendo pela igreja perseguida ,e crendo que Deus está agindo em favor de seus filhos. UM COM ELES !

  • Missionário Renato Mota Correa
    16 jan 2013 de 16:27
     

    Creio que o Senhor Jesus está cuidadndo dos irmãos e de seus familiares. "Quem ama a sua vida perdê-la-à, e quem, neste mundo aborrece a sua vida, guardá-lá-á para a vida eterna". (João 12. 25) Seguimos orando por estes irmãos, e por seus familiares na certeza de que Deus há de bradar dos ceus com vitória. Certo estou de que tudo contribui para que o Reino de Deus seja estendido, mesmo sabendo que não facil enfrentar tempestades como esta, mas o que me faz ter a certeza da presença de Deus la na prisão com os irmão é saber que Jesus, foi ontem, é hoje e será para sempre o mesmo! Ele prometeu estar juntinho dos seus e ELE está!! Deus os abençõe em Cristo Jesus.

  • Maria josé Marcolino
    16 jan 2013 de 13:25
     

    Estamos orando por esses irmãos!!e sei que o Senhor vai fazer a obra.a igreja em Pernambuco é uma igreja que ora,estamos numa campanha nas quartas feiras,orando sempre pelos missionários,que Deus abençoe esse irmãos.

  • Pb PAULO FERNANDO COSTA
    16 jan 2013 de 13:06
     

    E odiados de todos serei por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.[Mt10.22].Que o senhor venha fortalecer a cada dia os seus servos. Estarei orando por meus irmãos.

  • Pb. Aldemiro Magalhães
    15 jan 2013 de 20:29
     

    Tenho rogado ao Senhor da seara para que conceda poder para esses seareiros suportar as aflições até o momento de estarem em liberdade.

  • Luiz Gomes
    15 jan 2013 de 19:17
     

    Estamos rogando ao Soberano Deus Que esteja consolando o coração do Rev. José Dílson.... E que Deus toque o coração das autoridades de Senegal.... E que o nome do nosso Deus seja glorificado e almas alcançadas.... Reverendo José Dílson é um Homem de Deus....

  • Jéssica Waleska da Silva
    15 jan 2013 de 16:34
     

    Creio na soberania do Senhor e q Ele agirá nessa situação...ao mesmo tempo q vejo esse ocorrido,me vem a seguinte reflexão: "o q estou fazendo como igreja do Senhor, e "livre" ?...q Deus nos ajude a O amarmos com todo coração e sermos movidos pelo Seu amor.

  • Vera Lucia de Souza
    15 jan 2013 de 16:26
     

    Que a poderosa mão senhor seja sobre o pr. José Dilson e a mis. Zeneide neste momento tão difícil, no qual a igreja brasileira sente mais de pertoa questão da perseguição. Que seja um real despertamento.

  • Maria Helena C.A. Ribeiro
    15 jan 2013 de 14:53
     

    Já procuraram falar com o Ministério das Relações Exteriores sobre essa prisão injusta?

  • Rodrigo Gomes
    15 jan 2013 de 13:47
     

    Nossa Igreja tem orado desde que foi noticiado a prisão de nosso irmão, estamos também ofertando mensalmente para as despesas que a APMT esta tendo com os missionários.

  • Pra.Talita Ramos
    15 jan 2013 de 11:06
     

    Cremos em um Deus que está vivo e tem todo domínio em suas mãos, sendo assim esses guerreiros do Senhor não estão desemparados e nem órfãos pois o Espirito Santo tem os consolado naquela prisão existem pessoas que precisam ouvir a palavra de Deus e conhecer a Jesus, eu creio que eles também estão fazendo missões lá na prisão e quando forem libertos será um grande testemunho para Glória de Deus. Se ele permitiu isso é porque ele conhece até aonde vai a fidelidade dos seus servos no qual ele confia.

  • antonio bento
    14 jan 2013 de 21:28
     

    Peço a Deus em oração que proteja nossos irmãos que estão sendo acusados e que logo sejam libertos da prisão para continuarem em suas missões. No mundo tereis aflições mas tendes bom ânimo pois venci o mundo, diz Jesus Cristo. É somente crer e confiar.

  • claudenilda
    14 jan 2013 de 21:06
     

    A Igreja a qual participo está em constante oração por estes missionários de Deus crendo em um Deus que libertou Pedro da prisão.

  • Raimundo dos Santos Moraes
    13 jan 2013 de 18:45
     

    Muitas são as aflições do justo, mas Deus as livraras de todas. Temos orado a favor desta causa, e informado no momento missionário da nossa Igreja, também temos grupos de interseção missionária a vosso favor; Deus tem proposito em tudo, a vitória é do povo de Deus. o diabo só joga pra perder.

  • Raimundo Julio
    13 jan 2013 de 15:02
     

    Cremos no Deus que libertou o Pastor Yousef Nadarkhani da prisão trabalhará também neste caso, pois estaremos orando e confiando que Deus é Fiel para libertalos. Estaremos orando e crendo!

  • maria
    13 jan 2013 de 11:30
     

    DEUS É NOSSA SAIDA SÓ ELE FAZ A ESSA OBRA ATRAVÉS DE NOSSAS ORAÇOES

  • Pr. Adenildo Pedro da Silva
    12 jan 2013 de 22:28
     

    Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós;e preencho o que resta das afeiçoes de cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja Colossenses 1: 24. Paulo estava falando das aflições que cristo convoca o seu povo para suportar.Por isso devemos suporta as afeiçoes que virar sobre nós, por servir ao Senhor Jesus.Devemos orar para que o Senhor nos fortaleça para vencermos e sermos encontrado como fiel nesta terra.

  • flavio santos
    12 jan 2013 de 16:28
     

    que o Senhor possa confortar eles que form chamados para anumciar as boas novas de salação que oSEnhor abemçoi eles e seus familiares.

  • isaias souza
    12 jan 2013 de 13:15
     

    para mim isto nao e novidade.DEUS so esconhe os fortes.para esta miçao de evagelisaçao.sei k para seus parentes e amigos k conhece nao e facio.mais pode ter sertesa k DEUS. VAI TIRAR ELES DESTA a muitas almas vao se restaurada vomos horar por todos os missionario do mundo e vomos fazer nossa parte ajudar com dinheiro para manter eles nao inporta a cogregasao nao fexa sua mao para a evageisaçao um abraço a todos

  • Reni Martins Pacheco
    11 jan 2013 de 21:55
     

    Louvo a Deus pelas suas vidas, amados missionários.Que Ele vos sustente e vos use. Que as portas e grades dos corações dos senegaleses abram-se para Cristo. Deus vos abençoe com rico amor de Cristo.

  • Ebenezer
    11 jan 2013 de 17:27
     

    Oro por nossos irmãos José e Zeneide, amo a obra missionaria, sou filho de missionario, sei o quanto é difícil levar a mensagem em paises onde não há liberdade de culto, numa cultura totalmente diferente. Deus guardará os nossos amados irmão em Cristp Jesus.

  • Lúcia De Oliveira Costa
    11 jan 2013 de 13:10
     

    Que em nome de Jesus,os missionários sejam vitoriosos! e que seja uma oportunidade de falar de Jesus a muitos presos de la de dentro.Que em nome de Jesus eles vençam e que seja tudo para gloria de Deus! em nome de JESUS !!

  • Eduardo cassimiro
    10 jan 2013 de 22:38
     

    Jesus disse em João 16.2,3; que seus discipulos seriam expulsos das sinagogas e que até seriam mortos e que aqueles que iriam fazer isso cuidaria estar fazendo um serviço a Deus,pois é vemos através da historia esta palavra sendo cumprida, mas oremos pelos nossos irmãos em Cristo e por aqueles se encontram sego espiritualmente, pois Deus é poderoso tanto para abrir os olhos espiritais dos que estão iludidos na religiosidade quanto para abrir os cárceres das prisões, lembremos de como nosso Deus agiu a favor de Pedro em atos 12.7-11., usemos as nossas armas 2CO 10.4, e certamente tudo isso será para testemunho LC 21.12-15. Rogarei pelos amados irmãos que estão passando por este momento dificil, crendo que Deus há de fazer o melhor.

  • Yara
    10 jan 2013 de 20:03
     

    Estou orando firmemente por estes irmãos!! No grupo de jovens da minha igreja vou colocar os pedidos de oração expressos aqui e também vou reunir grupos para orar!! Eu creio que TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS (Rm 8:28) Vamos todos sustentando o José e a Zeneide em oração! A nossa oração é forte porque quem responde é o único Deus, o único forte, o único poderoso, o único fiel pra fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos!

  • Evanir Gonçalves
    10 jan 2013 de 18:19
     

    O Minisatério de oração de nossa igreja estará orando por vocês, e cremos que o SENHOR permitiu que isso acontecesse para mostrar a aqueles que não tem Jesus Cristo, o seu poder assim como fez com Paulo e Silas. Continuem com sua fé pois Deus está no controle de tudo. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Rm 8.33

  • Iguacirana Botéhlo Leão Rodrigue
    10 jan 2013 de 17:48
     

    Estarei em Oração Amados,crei que o SENHOR JESUS esta no controle.Ele e maior que tudo,Não temas,porque eu sou contigo;não te assombres,porque eu sou teu Deus:eu te esforço,e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.IS.41:10.

  • katia
    10 jan 2013 de 17:33
     

    sao os martires dos ultimos tempos...Q o SENHOR JESUS CRISTO esteja c vcs!!! a vinda do SENHOR esta proxima,e eles estao obedecendo ao ide de DEUS!!!!

  • Luis Fernando de Oliveira
    10 jan 2013 de 17:29
     

    Senhor Jesus, abençoe os teus missionários José e Zeneide que foram presos. Guarde a saúde dos teus filhos. Cubra com o teu sangue poderoso. Que eles possam compartilhar a sua fé com outras pessoas. Por que teu é o Reino e o Poder para sempre. Amém.