“Eu estive casada por apenas oito dias”

A Portas Abertas visitou Damaris, viúva de Jackson, um dos pastores que foi queimado até a morte, no Quênia, em um ataque contra cristãos

I was married for just eight days.jpg
"Eu tive o privilégio de conduzir Jackson Kioko ao Senhor, no ano de 2008", contou Samuel Wainaina, pastor e fundador da Igreja de Melquisedeque, em Mombasa.
"Depois disso, eu o discipulei por dois anos, antes do seu treinamento para o ministério. Eu investi muito nele porque era evidente que, apesar de ser relativamente jovem na fé, o pastor Jackson era um homem muito dedicado a Deus, valente na obra do Senhor”, contou.

“Ele era um evangelista apaixonado, que viveu para cumprir apenas uma função, pura e simplesmente: transformar o maior número possível de pessoas com quem tinha contato em discípulos do Reino de Deus. Ele era um trabalhador muito esforçado e confiável.”

Infelizmente, concluiu o pastor Samuel, "eu perdi um valioso amigo e colega de trabalho no ministério, ele foi o meu assistente. Como igreja, perdemos um jovem muito generoso, uma benção na casa de Deus."

O pastor Samuel falou sobre a morte de Kioko durante a visita de um colaborador da Portas Abertas à cidade costeira de Mombasa que, posteriormente, também foi levado à esposa do falecido Jackson, de 29 anos, Damaris Kioko.

Quando estavam a caminho da casa de Damaris, Geoffrey, o jovem indicado pelo pastor Samuel a guiá-los até a viúva, contou como o grupo de jovens da Igreja Melquisedeque perdeu uma voz unificada que os encorajava a serem mais espirituais e verdadeiros adoradores, pessoas de oração. Ele contou que Jackson sempre participou das orações noturnas e incentivava os jovens, futuros trabalhadores da igreja, a assumirem a liderança dos serviços da noite, como parte de sua formação. “Ele reunia a juventude da igreja e mostrava-lhes o que significa servir a Deus”, disse.

Ao chegarem à casa simples e confortável dos Kioko, Damaris delicadamente os conduziu para dentro. Já no início da conversa, os participantes haviam adquirido uma comunhão tão grande, que era evidente a dor que ainda machucava o coração de Damaris; ela ficava visivelmente sem fôlego ao falar sobre Jackson. A lembrança do que tinha acontecido com seu amado fazia com que seu peito se comprimisse tanto que ela falava de maneira ofegante.

Muitas vezes, sua voz era apenas um sussurro. Percebendo o quão doloroso a narração daquilo tudo estava sendo, o colaborador da Portas Abertas que a ouvia perguntou se ela queria parar, mas a resposta foi: "Não, está tudo bem", seguida de seu depoimento:

"Jackson era tão sincero. Ele tinha a mente aberta, para frente, orava muito, era um trabalhador esforçado. Tinha apenas um objetivo na vida e dizia que era o seu chamado: ganhar almas para Jesus. Ele não se importava com o lugar que precisasse ir ou com quem falaria, tudo o que ele queria era que todo mundo que estivesse ao seu alcance ouvisse sobre Cristo".

"Estas foram as qualidades que me atraíram nele. Nós nos conhecemos na igreja Melquisedeque, onde eu servia como cantora evangelista e integrava a equipe de mídia. Por um tempo, nós nos paqueramos e, quando ele se declarou, eu aceitei de bom grado”, contou Damaris com um sorriso tímido.

"Ficamos noivos no ano passado e planejávamos nos casar neste ano. Esses planos foram abençoados pelo Senhor e no sábado, 28 de abril de 2012, fomos finalmente declarados marido e mulher em uma cerimônia maravilhosa. Membros de nossa igreja, famílias e amigos alegraram-se conosco. "

E continuou: "Segunda-feira, 7 de maio, foi o primeiro dia de Jackson de volta ao trabalho, após o casamento e, como de costume, ele partiu em uma missão de evangelização. Nós nos separamos felizes, eu não imaginava que nunca mais o veria novamente. "

Damaris fez uma pausa e, em seguida, declarou com uma tristeza silenciosa que trouxe lágrimas aos olhos "Oito dias . Eu estive casada por apenas oito dias. Queimaram o nosso futuro, quando queimaram Jackson. Nós nem sequer temos um corpo para enterrar.” Isto foi dito de uma maneira tão angustiada, que soou apenas um sussurro.

"Jackson tinha 34 anos, era o primeiro de nove filhos do Sr. e Sra. Musyoki. Ele tinha duas irmãs e seis irmãos. São uma família grande e amorosa, que me acolheu em seu convívio e têm me apoiado muito desde que tudo aconteceu. Por favor, orem por essa família também, eles sofrem a dor de ter perdido um filho servo do Senhor, trabalhador. "

"Como você é capaz de continuar?" Perguntou-lhe o colaborador da Portas Abertas. Ela parou por um momento e depois respondeu: "Somente através das orações e o apoio de amigos, familiares e membros da igreja. Eles oram todo o tempo por mim. Isso me deu força para prosseguir.”

“Peço mais orações, por favor! É tão difícil! Ni mzigo siwezi kubeba peke yangu (é um fardo que eu não tenho força para carregar sozinha). Ajude-me a carregá-lo através de suas orações. Eu não sei como passar por isso. Eu preciso de Deus, preciso dEle para me impulsionar para frente, para me levar adiante. Eu preciso que Ele me tome em seus braços,  quando eu não posso andar. Tudo o que preciso agora é de Deus. E eu preciso das orações da igreja ao lado das minhas, para os momentos de maior  fraqueza. Por favor, orem por mim."

FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag
 

Comentários

  • Wanderson Seixas
    13 dez 2012 de 14:14
     

    Bem Aventurados são Aqueles que desde agora morrem no Senhor... E que Yeshua (Jesus) conceda o perdão e o arrependimento as pessoas que cometeram tal ato com o irmão Jackson Kioko. Shalom á Todos

  • Martha
    13 dez 2012 de 08:46
     

    Por que a imprensa não divulga ? Os noticiários não falam,os cristãos ocidentais estão dormindo ? É preciso chamar atenção para essas perseguições,está na Palavra é certo, mas a Igreja pode amenizar o sofrimento dos nossos irmãos orando e contribuindo.

  • Carlos eduardo
    02 dez 2012 de 14:00
     

    Que o Senhor derrame graça e graça sobre nossa querida irmã!

  • Rejane Lúcia
    28 nov 2012 de 13:32
     

    Querida irmã Damaris,não tenho palavras para expressar meus sentimentos para com você neste momento de dor.Hoje pela manhã o Espírito Santo de Deus ministrou em meu coração este versículo que agora compartinho com você:"Clama a mim, e responderte-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes."Jr 33.3 , que nesta hora da mais profunda dor Deus possa te revelar seus mistérios mais profundo que tem separado para ti eu creio que são coisas grandes e fireme que neste momento tu não sabes pois assim diz a palavra do Senhor.Que Ele te fortaleça e te encha de força, dando a ti vigor espiritual e derrame sobre ti a alegria que só Jesus pode dar para ti neste momento.Fica com a paz do Senhor Jesus.Um forte abraço da irmã Rejane Lúcia.

  • josilda de azevedo ramos
    27 nov 2012 de 22:58
     

    minha querida irma,quero que saibas que o dono da felicidade nao esqueceu de vc...Ele e o mesmo que fez milagres no passado e que o choro dura toda uma noite mas logo pela manha vem a alegria eu creio que Deus esta no controle de tudo, seja forte aguente firme...grandes coisas o Senhor vai fazer apenas creia o melhor ainda esta por vir!!!que Deus a ajude sempre fidelidade em meio a dor e a resposta certa para este momento lembre-se a promessa de Deus para sua vida e maior do que a sua dor que Deus continue lhe abençoando em nome do nosso Senhor e Salvador jesus cristo!!!

  • Alex
    18 nov 2012 de 18:40
     

    Irmã Damaris e familiares deste valoroso servo do Senhor. Só o Espírito poderá vos consolar. Não tenho palavras, me calo.Mas em espírito compartilho a vossa dor.

  • Regina Lucia
    11 nov 2012 de 18:42
     

    Querida Damaris, vc é uma guerreira, vc estará sempre em minhas orações, Sei que Deus é poderoso para confortar seu coração e força pr continuar sua caminhada, dar continuidade ao trabalho que o Senhor confiou a vc, Deus é fiel! Abraço

  • isabel pires
    03 nov 2012 de 21:12
     

    Querida irmã Damaris . Como a posso entender muito do que se passa no seu coração, pois também o meu marido pastor faleceu no mesmo dia 7 de Maio , com 50 anos e fiquei com a bençao maravilhosa de 3 filhos comigo .A minha dor ainda é vê-los sofrer tanto a perda do pai.Graças a Deus minha família e igreja tem estado a orar e apoiar-me , mas SÓ COM O SENHOR tenho conseguido viver cada dia , pois tem vindo a dar muitas alegrias ao meu coração e numca nos desamparou , tem cuidado de nós . Entendo que o marido antes de ser nosso é do Senhor e ELE é SOBERANO. Oro por si , e sei que vai vencer este momento e ficar mais forte no SEnhor e abençoará outros com seu testemunho .

  • Suelem
    28 out 2012 de 13:05
     

    Que o Espirito Santo de DEUS,possa te amparar,te dar forças para prosseguir,não desista ,não pare de crer o sonhos de DEUS JAMAIS VÃO MORRER,uma nova historia DEUS tem pra ti,não desista.

  • Jordana Silva de Oliveira
    26 out 2012 de 12:39
     

    Que o Senhor continue te dando forças para você Damaris e Sr. e Sra. Musyoki. Saiba que aparti de agora vocês fazem parte das minhas orações.

  • Joane Marinho de Freitas Barbosa
    26 out 2012 de 10:59
     

    Continue firme pois a vitoria virá do Senhor e conte com minhas orações.

  • Joane Marinho de Freitas Barbosa
    26 out 2012 de 10:59
     

    Continue firme pois a vitoria virá do Senhor e conte com minhas orações.

  • Juliana Inácio Donizete
    26 out 2012 de 01:59
     

    Que o olhar do Senhor esteja sobre sua vida e que Ele seja seu ajudador nesse momento difícil e dolorido!!!!! Creia que os propósitos e planos de Deus são perfeitos e em meios as dificuldades nossa maior arma é a adoração!!!!

  • Érica Julio Paes
    25 out 2012 de 23:40
     

    ..."Mas o que esperam no Senhor renovam as suas forças,sobem com asas como águias,correm e não se cansam,caminham e não se fatigam."Estou orando por você,querida Damaris.

  • Paulinha
    25 out 2012 de 21:07
     

    Estou casada ha 3 meses e sei como um casal espera ansiosamente por esse momento tão especial. Ao ler o testemunho de Damaris, senti a dor que ela sentiu ao perder o esposo na sua lua de mel. Que Deus venha consolá-la com seu amor incomparável...e que a família dEle também venha sentir o balsamo do Senhor sendo derramado nos corações de cada um deles. Deus abençoe a todos !

  • DALVA
    25 out 2012 de 20:09
     

    aquele que habita no esconderijo do Altissimo a sombra do Altissimo a sombra do Onipotente descansará

  • DALVA
    25 out 2012 de 20:05
     

    Deus é o nosso refúgio , socorro bem presente na tribulação. Deus esteja te dando a paz ,te acalentando,pois só ELE minha querida é nosso consolador. estou orando por você e toda sua familia

  • DALVA
    25 out 2012 de 19:56
     

    Reus é o nosso refúgio , socorro bem presente na tribulação. Deus esteja te cando a paz ,te acalentando,pois só ELE minha querida é nosso consolador. estou prando por você e toda sua familia

  • silvana de souza
    25 out 2012 de 15:04
     

    A paz de Deus, querida irmã Damaris, nesse momento palavra nos faltam, apenas chorar e pedir para que o Nosso Pai esteja ao seu lado e da família, confortanto e lhes dando esperança de um dia se reencontrarem, estarei orando por vocês, fiquem com Deus...

  • delo
    25 out 2012 de 13:05
     

    Deus, meu pai, abençoe as nações, que o sangue dos fiéis irrigue, ao serem assassinados, o teu perdão sobre estas terras e que os povos possam ser libertos. Dê consolo e força para os familiares, força para o coração partido de Damaris, mas que os quenianos possam ainda dizer: Job 19:26. A igreja é victoriosa. "Ku puder di Deus, mundu sta na no mon. I pudi kustanu vida, ma Ivangeliu ka na para. I puder di no Deus pa salbason." Amém.

  • Débora
    24 out 2012 de 17:42
     

    Quando vejo testemunhos desses , onde vemos o quanto eles precisam de nossas orações e nós precisamos rever o tipó de evangelho que estamos vivendo. Que o Espirito Santo console o coração de todos que conheceram o pastor Jackson e de sua esposa.

  • Luciano
    24 out 2012 de 10:54
     

    Estamos orando por vc que nosso senhor e o nosso amado espirito santo te console.

  • Cristine
    24 out 2012 de 07:11
     

    Querida irmã Damaris, você é forte no Senhor. O seu testemunho de fé e coragem me dão forças a cada dia para prosseguir! Conte com as minhas orações, o meu amor e o meu carinho!!! Continue forte e firme na presença de Deus!!!

  • Izabel Rodrigues
    24 out 2012 de 06:44
     

    Neste momento ao ler está História, triste e alegre. Alegre porque ele morreu servindo ao Senhor. Nosso Senhor te fortaleça Damaris, você é uma mulher de coragem, eu te admiro, pq me acho sem coragem para algumas coisas.Por isso Deus sabe a obra que cada um vai ser usado. Cntinu firme no Senhor nosso Deus.

  • Gustavo
    24 out 2012 de 00:47
     

    DEUS derrame muita graça e amor no coração da irmã Damaris, e a console todos os dias de sua vida, e também abençoe a família do irmão Jackson, quando escuto essas notícias fico muito triste, mais também mim alegro por saber que o irmão está na presença de DEUS,DEUS abençoe a irmã Damaris e sua família, DEUS abençoe sua igreja, DEUS abençoe a família do jackson, DEUS abençoe todos os cristãos do Quênia e os guarde no poder do nome de JESUS, DEUS abençoe a igreja perseguida e os livre de todo mal, DEUS abençoe os cristãos de todo mundo,DEUS abençoe as missões, maranata,maranata, JESUS, amém.

  • marcio rocha correia
    23 out 2012 de 10:29
     

    Bom eu tambem fico mt triste com isso mas ele foi um grande homem de deus, e o galardao dele e muito grande poucos querem morrer pra que outros possam viver.tenha força pois essa historis me fez entender que eu preciso ser como ele valente ,e um homem temente a deus.Deus seja contigo tenha força.

  • Raquel
    23 out 2012 de 10:08
     

    Meu pai faleceu em agosto do ano passado,ele era pastor de uma igreja aqui de Porto Alegre...eu ainda choro muito e sei o que Damaris e a família de jackson estão sentindo,apesar da forma como ele morreu que é horrível de imaginar....mas o que tem me fortalecido é saber que o lugar pra onde eles foram é maravilhoso "EU CREIO"e um dia estaremos todos juntos.Força queridos e continuem firmes.

  • Acácio Gomes
    22 out 2012 de 22:14
     

    Eu fico muito emocionado, e sinto fortemente a dor dos nossos irmãos. Lendo testemunhos assim, percebemos o quanto somos falhos e que NÃO PODEMOS PARAR de orar. Se não podemos ajudar com doações, podemos colocar os nossos joelhos no chão e clamar ao nosso Deus para Ele ajudar seus servos, nossos irmãos. Que o Espírito Santo conforte o coração dessa mulher, da sua família, da família de Jackson e todos aqueles que o conhecia e estão sofrendo com a sua ausência. Mas Ele está descansando no SENHOR, ele está melhor que a gente agora. E vamos seguir aqui, fazendo nossa parte, até aquele Grande Dia. Deus abençoe Portas Abertas.

  • Kleber Nascimento
    22 out 2012 de 21:48
     

    Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam mas permanece para sempre. Diariamente oramos pelos irmãos. Deus os abençoe

  • elizangela
    22 out 2012 de 20:42
     

    Com toda a certeza o melhor conforto é os braços do PAI;QUE O SENHOR ajude sua filha nesse momento tão difícil!estarei orando.

  • Roberto Flores
    22 out 2012 de 16:26
     

    Que o Senhor conforte o coração de Damaris e ajude-a a passar este vale de sombra da morte... e que Deus use essa tragédia para que muitos venham conhecer e glorificar Aquele por cuja causa o Pastor Jackson morreu... Só o nosso Consolador para trazer alívio e ânimo aos corações enlutados... que Deus abençoe Damaris e toda a família, amigos e irmãos.

  • Rycellia
    22 out 2012 de 13:11
     

    Sem palvras! Testemunho forte, tocante e real que mostra o quanto precisamos orar por nossos irmãos. Sinceramente eu não sei se teria força como essa moça está tendo. Só Deus! Somente Deus para consolar!

  • virginia
    22 out 2012 de 11:40
     

    Estes fatos tão doloridos e a firmeza da Damaris no Senhor me constrange a orar mais especificamente pelos irmãos e olhar para mim pensando que os cristãos perseguidos realmente são aqueles que vivem o sofrimento na pele. Estamos confortavelmente em nossos lares, porém inertes a uma vida intima com Deus. Deus tem me despertado a ganhar tempo orando pelos meus queridos irmãos que estão na angustia da perda. Somente Deus pode confortar e consolar!

  • André
    22 out 2012 de 11:30
     

    Que Deus venha a confortar, sei que é bastante doloroso e difícil, mas com Deus na frente, iremos vencer, e a vitória é dessa mulher em o nome de JESUS CRISTO!