Pastor Yousef Nadarkhani recebe nova convocação ao tribunal

Em menos de duas semanas, o cristão Yousef Nadarkhani enfrentará novo julgamento no Irã. Marcado para o dia 8 de setembro, a corte deve recebê-lo após mais de 1.060 dias em que ele esteve na prisão por nenhuma outra razão se não sua fé em Jesus Cristo – uma prisão que viola a própria Constituição iraniana

Youcef Nadarkhani and family.jpeg
Em sua convocação mais recente aos tribunais iranianos, o pastor Yousef Nadarkhani, de 35 anos, foi intimado a comparecer à corte para enfrentar as "acusações feitas contra ele."

A referência evasiva à acusação de apostasia de Nadarkhani, questionada internacionalmente, é recebida como "surpresa nenhuma " por Jordan Sekulow, conselheiro executivo do American Center for Law and Justice, ACLJ, que acompanha o caso desde o início.

"O Irã tem tentado repetidamente confundir a comunidade internacional, alegando que o pastor Yousef não é nada mais do que um criminoso comum. O que acontece é que se o Irã tiver sucesso mascarando o caso de Yousef, o mundo vai parar de gritar por sua libertação", disse  Sekulow ao The Christian Post via e-mail datado de 16 de agosto.

"Depois que conseguimos tornar público o veredito de tribunais tradicionalmente secretos, no qual o pastor Yousef foi julgado e condenado apenas por ter se convertido ao cristianismo, o Irã teve de voltar atrás em suas mentiras", acrescentou.

Na intimação judicial, Nadarkhani é convocado a comparecer à audiência de 8 de setembro, às 9h, horário local.

O pastor que, inicialmente recebeu uma sentença de execução sob a acusação de apostasia, permaneceu na prisão por 1.060 dias, situação que, de acordo com o ACLJ, viola a própria Constituição iraniana.

"A detenção indefinida e arbitrária do pastor Yousef, por quase três anos, viola o artigo 9º do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, do qual o Irã é obrigado a seguir", disse Sekulow ao CP.

"As próprias leis do Irã exigem que o Judiciário emita sua decisão por escrito no prazo de dez dias após a audiência, realizada em setembro de 2011. Sua incapacidade de fazê-lo significa o seu total desrespeito ao Estado de Direito", continuou Sekulow.

"O Irã também parece ignorar que o caso de Yousef tenha causado grande dano à reputação do Islã e às relações entre as nações e pessoas de fé em todo o mundo", concluiu.

Como tudo aconteceu
Yousef Nadarkhani foi preso em outubro de 2009, acusado de apostasia e propagação do evangelho a muçulmanos.

Em setembro de 2011, a agência iraniana de notícias semi-oficial, Fars News, informou que Nadarkhani foi a julgamento por acusações de estupro, extorsão e sionismo

Documentos do tribunal que vazaram dias depois esclareceram que Nadarkhani foi, de fato, julgado por apostasia; críticos suspeitam que o relatório falho da Fars News não passa de uma tentativa de aliviar a pressão internacional sobre as acusações baseadas na fé e religião de Nadarkhani.

Países, incluindo Grã-Bretanha, Estados Unidos e Brasil, têm se pronunciado a favor da libertação de Nadarkhani.

Embora a intimação judicial mais recente implique na possibilidade de a acusação contra Nadarkhani sobre apostasia ser descartada, Sekulow disse ao CP que não conta com isso.

"Nós não temos nenhuma informação de que o governo absolveu o pastor Yousef da acusação de apostasia, para a qual ele foi condenado à morte. O regime iraniano tem sido repetidamente desonesto no passado. Até vermos Yousef andando livremente, não podemos confiar em nada do que dizem", ressaltou. 

Nadarkhani continua na prisão, aguardando a data decidida pela corte; enquanto sua esposa, Fatema Pasindedih, e seus dois filhos, esperam por melhores notícias.

Após passar por prisões em 2006 e 2009, o pastor Yousef foi preso em junho de 2010 sob a acusação de apostasia, liderar igrejas domésticas e proselitismo a muçulmanos. Em setembro do mesmo ano foi condenado por um tribunal regional à morte por enforcamento. Por causa da pressão internacional, a sentença ainda não foi colocada em prática. O Jornal Nacional repercutiu o caso:

FonteThe Christian Post
TraduçãoAna Luíza Vastag
 

Comentários

  • Ítalo Nunes
    12 nov 2012 de 20:28
     

    Irmãos Yousef Nadarkhani já foi solto no dia 08/08: http://pensandoavida.com/blog/tag/portas-abertas/

  • Missionario luciano cruz
    21 set 2012 de 19:19
     

    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? Romanos 10:14-16 Permaneço em oraçoes

  • Deonice Machado
    14 set 2012 de 00:24
     

    Que a graça e a paz do Senhor estejam vcs e o Espirito Santo lhes de o refigerio necessario para esperar a vitória de Cristo Jesus.

  • Deonice Machado
    14 set 2012 de 00:23
     

    Que a graça e a paz do Senhor estejam vcs e o Espirito Santo lhes de o refigerio necessario para esperar a vitória de Cristo Jesus.

  • Graciane Araújo
    09 set 2012 de 08:13
     

    Vamos continuar orando e jejuando pelo Pr. Cadeias Ccirão e Satanás será derrotado mais uma vez em nome de Jesus!!!

  • Neuzimar Gomes Silva
    08 set 2012 de 14:40
     

    O nosso Deus é soberano, Ele está no controle dessa situação, na hora em que Ele agir não tem pra iraniano nenhum aprisionar o pastor. Lembra de paulo e silas na prisão. vai acontecer um terremoto. muitos temerão o nome do senhor. muitos alcançarão a salvação.Deus vai fazer coisa grande pessoal ni Irã. glorificado seja o nome de Jesus.

  • Noelia Maria dos Anjos Reis
    07 set 2012 de 12:24
     

    O senhor abençoe a sua vida irmão,creio que o senhor fará milagre nesta causa,pois Deus é o Deus do impossível.Eu e minha igreja estaremos orando por você.

  • magda tamashiro
    06 set 2012 de 11:01
     

    vamos continuar em oração algo Deus vai fazer,precisamos conviar nele.

  • nicodemos gomes de medeiros
    05 set 2012 de 23:34
     

    Que deus te liberte desti mau,que vc possa pregar mais e mais a respeito de deus.

  • ADAUTO NUNES DA CUNHA
    04 set 2012 de 23:45
     

    A partir deste momento, nós da Primeira Igreja Batista em São José do Rio Preto, estamos em oração juntamente com outros irmão de outras localidades, os tempos são difíceis. Vamos dobrar nossos joelhos, a oração dos justos pode muito em seus efeitos. Que o Espírito Santo de Deus seja com Yousef nestes dias, horas, anos. Amém e amém.

  • Francislaine Marcio Garcias
    04 set 2012 de 13:57
     

    Estou orando por voce Pasto Yousef

  • Pr. Ronaldo Lucena
    04 set 2012 de 13:07
     

    No site da "Christian Solidarity WorldWide", há uma lista de oração que vc pode fazer parte: http://dynamic.csw.org.uk/​article.asp?t=news&id=1316&​search

  • Maria Aparecida da Silva
    04 set 2012 de 10:06
     

    Estou feliz por ter noticias do pastor yousef, pois vamos interceder por sua libertação confiando que cristo é seu refugio e fortaleza não desamparou nem um minuto se quer e que nas igreja de todo mundo vamos clamar para que seja liberto e volte para o seu lar com sua familia pois se for da vontade do senhor nos teremos ele de volta com um testemunho de que o senhor nos guada em qualquer situação que não venhamos entristecer com esta situação pois Deus tem um proposito nisto,pois a oração de um justo pode muito em seus efeito. posso todas as coisa naquele que me fortalece fp 4.13,

  • Silvia Ana Ribeiro
    04 set 2012 de 09:13
     

    Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas nem te assombresporque o Senhor, teu DEU, é contigopor onde quer que andares. Estamos junto com voces nesta luta,no dia 8 de setembro na hora em que você estiver no tribunal nós aqui no Brasil estaremos de joelhos no chão intercedendo junto ao nosso DEUS por você. que a paz do Senhor seja contigo.

  • CARLA MONTEIRO
    03 set 2012 de 14:43
     

    joelhos no chão e oração por esse irmão e por toda sua família. orai sem cessar, IGREJA!

  • Pr Ronaldo Lucena
    03 set 2012 de 11:17
     

    ...era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. Atos 12:5

  • Pr Ronaldo Lucena
    03 set 2012 de 11:16
     

    ...era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. Atos 12:5

  • Marcos Diogo
    02 set 2012 de 18:42
     

    O caso do Pr. Yushef revela a arbitrariedade de uma nação que desrespeita a vida, a individualidade e a liberdade de expressão... Minha oração é pedindo a Deus que fortaleça a fé e esperança do Pr. Yushef.

  • xavier
    02 set 2012 de 18:10
     

    estou cienete deste caso desde do inicio, na minha igreja em americana sp.sempre estamos orando em favor dele e vamos continoar até o fim.

  • Vaneide maria
    02 set 2012 de 13:56
     

    Que DEUS revele ao seu povo para que estamos aqui, que nossasvidassejam para testemunho vivo de Cristo e que por ele estejemos pronto até morrer como ele assim morreu por nós! abraço

  • Valdeci de Oliveira Mesquita
    01 set 2012 de 09:35
     

    Por que dEle, por Ele e para Ele vive Yousef Nadarkhani. Glória pois a Ele eternamente... Uma coisa é certa: Todos os planos e projetos de D'us se realizarão na vida de Yousef. Nenhuma das boas Palavras do Rei cairão por terra, antes farão aquilo para a qual foram enviadas.

  • Aline
    31 ago 2012 de 18:02
     

    Existe alguma campanha de carta ou email em favor desse Pr. Iraniano?

  • CARLOS MORETTI
    31 ago 2012 de 11:32
     

    TEMOS LEVANTADO UM GRANDE CLAMOR,POR TODA A FAMILIA JÁ A ALGUMAS SEMANAS, TENDO EM VISTA QUE O NOSSO CLAMOR NÃO É EM VÃO NO SENHOR....TODOS NÓS ESTAMOS ESTASIADOS COM TANTA FALTA DE AMOR NAS PESSOAS EM TODO MUNDO, SÃO MILHARES DE CASOS COMO ESSE OCORRENDO NO MUNDO TODO, ESSE É APENAS UM ENTRE MILHARES..O QUE DIZER DE CENTENAS DE PESSOAS PRESAS DENTRO DE CONTANERS 24HRS POR PROCLAMAR O EVANGELHO NA CHINA.. VAMOS CONTINUAR CLAMANDO IRMÃOS..

  • Edjalma Ramos Freire
    31 ago 2012 de 10:29
     

    Querido Irmão não nos conhecemos pessoalmente, mas servimos o mesmo Deus, estamos orando por você e pela sua familia, sei que o Senhor Jesus tem abençoado vocês, e oramos pra que ele posa liberta-lo,a Igreja tem orado pelo pastor Youssef e sua familia, e também pelos outros irmão que vivem nos paises perseguidos, somos irmão, e por isso presizamos estar juntos em oração, pois para Deus nada é impossivel, "ele é o Deus do impossivel cremos nisso.

  • Fátima Salasar
    31 ago 2012 de 10:28
     

    Pelos relatos acima e acima de tudo pela fé, creio que mais do que nunca é hora de orarmos ainda mais para que a graça e misericórida de Deus se manifeste fervorosamente neste caso. "Senhor!! Manifeste o teu poder sobre a vida desse nosso irmão!!Amém!"

  • Ellen
    31 ago 2012 de 09:57
     

    Irmãos,saiu uma msg que este pr. Yousef já teria morrido há 6 meses. Como não entendi, pois vi que as datas dessas postagens são de ago/2012, gostaria de saber o que realmente procede. E seria interessante, se ele está vivo, vcs do site portas abertas postarem uma nota sobre isso nas redes sociais, já que essa msg de sua morte circulou na net.

  • Tiago Eberte
    30 ago 2012 de 22:21
     

    Nós te amamos meu irmão!

  • Tiago Eberte
    30 ago 2012 de 22:07
     

    Meu irmão Yousef saiba que quando um país dorme outro se levanta para orar, assim como nosso irmão David, tenha certeza que vc terá tudo outra vez,não importando pra vc o tempo tudo será restituído sua família seus sonhos só estão escondidos breve eles serão realizados em nome de Jesus!! Estamos juntos nessa onda global de oração. E uma música foi feita em sua homenagem eu quero ter o prazer de um dia cantala pra ti! fica na paz!! Deus é contigo!!!!

  • Marcio
    30 ago 2012 de 17:17
     

    Que o Senhor nos levante como UMA SÓ VOZ, por toda a igreja perseguida... João 17:11, 15-16, 21-22 >> Jesus orou: “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, PARA QUE ELES SEJAM UM, assim COMO NÓS. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. A fim de que TODOS SEJAM UM; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também SEJAM ELES EM NÓS; para que o MUNDO creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que tens me dado, PARA QUE SEJA UM, como NÓS SOMOS; eu neles, e tu em mim, a fim de que SEJAM APERFEIÇOADOS NA UNIDADE...”

  • Marlucia
    30 ago 2012 de 13:05
     

    Estarei em oração pelo Pastor Yousef e familia.

  • aneteluiz
    30 ago 2012 de 08:51
     

    Pastor, como estou emocionada em ver tamanha fé, dou graças ao meu Deus porque ele tem estado ao seu lado e vai lhe dar a vitoria em nome de Jesus. ficarei orando por toda sua familia para em breve estarmos comtemplando essa grande vitória que com certesa o Senhor Todo Poderoso nos dará em nome de Jesus.

  • Edson Cabrera
    30 ago 2012 de 01:11
     

    Nós aqui do RS (Porto Alegre e Região Metropolitana) estaremos em vigília das 22 horas do dia 07/09 até as 10h do dia 08/09 em favor do Pastor Nadarkhani. Certamente Deus fará o impossível acontecer. Temos orado mensalmente em grupo pelo Pr. Nadarkhani desde outubro de 2011 e temos a convicção que este novo julgamento é resposta de oração. ESTAMOS JUNTOS PASTOR YOUSSEF.

  • Emanoel Peixoto
    30 ago 2012 de 00:22
     

    Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. (João 8 : 51); Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (Romanos 6 : 5); Mas o SENHOR está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida. (Jeremias 20 : 11); E o mar fendeste perante eles, e passaram pelo meio do mar, em seco; e lançaste os seus perseguidores nas profundezas, como uma pedra nas águas violentas. (Neemias 9 : 11); Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2 : 10); Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3 : 20)

  • Araildes
    29 ago 2012 de 22:55
     

    Deus é fiel e verdadeiro e não deixa um filho seu desamparado. Continuaremos a orar.

  • Claudia Gouveia Silva
    29 ago 2012 de 20:09
     

    Glória a Deus, estaremos juntos em oração no dia de sua audiência. Sempre lembro em minhas orações do Pastor Yousef, tenho certeza que Deus está no controle de tudo e aconteça o que acontecer, tudo será para a Glória de Deus.

  • Jeani Silva Lira
    29 ago 2012 de 11:49
     

    DEUS ESTÁ CUIDANDO,CONFORTANDO,ABENÇOANDO E ACOMPANHANDO TUDO BEM DE PERTINHO.COM CERTEZA A QUALQUER MOMENTO SUA LIBERTAÇÃO ACONTECERÁ,POIS ELE É FIEL.ESTAMOS ORANDO E JÁ VENDO DEUS AGINDO NESSE SENTIDO.

  • Rosi Rodrigues
    29 ago 2012 de 10:21
     

    Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.

  • Maria
    29 ago 2012 de 10:06
     

    Pastor Yousef, estamos contigo nesta guerra. Não desista

  • Eloá Di Sessa Martins
    29 ago 2012 de 00:07
     

    Louvado seja Deus por esta notícia e por cada irmão que tem orado pelo Pr Yousef e sua família. É como diz a Palavra:"Muito pode por sua eficácia a oração do justo".Quantos relatos bíblicos de livramento e proteção aos servos do Senhor através das orações, e o nosso Deus continua o mesmo em força e poder.Que benção nós podermos ser a corda que tem sustentado esta família e certamente intensificaremos nossa gratidão a Deus e nossas orações em favor deles.

  • Luciano Marinho
    28 ago 2012 de 21:45
     

    Se Deus é por nós. Quem será contra nós? Seguimos orando por este servo do Senhor.

  • Missionario lucruz
    28 ago 2012 de 20:29
     

    http://kaiwa2012.blogspot.com.br/2012/08/ministerio-vida-total-da-igreja-no.html estamos orando por ti...

  • Ronaldo albuquerque gja
    28 ago 2012 de 20:11
     

    Romanos 8.1 nenhuma condenação há para quem esta em cristo Jesus os que não vivem segundo a carne,mas segundo o espirito.que é capaz de dar tamanha coragem. Deus te Abençoe pastor yousef Deus é fiel e justo.oramos pela sua liberdade na verdade você está livre nunca esteve preso jesus lhe libertou e verdadeiramente es livre.um abraço igreja batista do guarujá são paulo Brasil.

  • Erivelson Cabral
    28 ago 2012 de 19:24
     

    Precisamos intensificar o alarme sobre estas questões, apesar de sabermos que a nossa luta não é contra a carne e nem o sangue, não podemos ficar somente como espectadores. Deus pode fazer muito mais do que livrar nosso irmão dessa situação, Ele quer usar sua igreja para avançar e lutar levando a mensagem do Evangelho. Oremos para que Deus envie obreiros para sua seara.

  • cleuza lopes
    28 ago 2012 de 19:21
     

    Glória á Deus...estou feliz, pois desde que o pastor yousef, foi preso estava orando, por ele e pela família, em minha igreja estivemos o mes de julho todo intercedendo pela igreja perseguida e pelo pastor, e hoje quando vi está notícia fiquei muito feliz, pois na minha oração pedi a Deus que nos desse alguma notícia do pastor yousef,(pois na internet corria muitas noticias de sua morte.)Louvado seja Deus! ELE está vivo. Continuarei intercedendo mais ainda pela vida dele e sua família, pois para Deus nada é impossível.

  • FRANCISCO A TORBITONI
    28 ago 2012 de 18:03
     

    Vamos continuar orando pelo Pastor Yousef, pois não podemos admitir que ele seje morto, sem lutarmos por ele, ele representa a luta dos cristãos nos paises muçulmanos, a liberdade dele representa a vitoria da Igreja.

  • Grazziela Ximenes
    28 ago 2012 de 17:23
     

    Creio que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Estarei orando e intercedendo dia 08/09/12 para que o nosso Pai celeste, dirija tudo e tome antes de todos qualquer decisão. O domínio está em suas mãos. Vamos nos colocar na brecha pelo pastor Yousef. E que Deus abençoe a todos.

  • sergiotarata
    28 ago 2012 de 16:34
     

    estamos orando para que Deus mova suas poderosas maõa em favor do irmaõ yousef

  • MARIA HELENA NOLASCO SILVA
    28 ago 2012 de 15:56
     

    TENDO CIÊNCIA DESTE CASO ESTAREI ORANDO POR ESTE PASTOR E DEMAIS IRMÃOS QUE SE ENCONTREM NA MESMA SITUAÇÃO DELE,PORQUE SÓ JESUS PODE SALVA-LO DAS MÃOS DOS HOMENS,PARA DEUS NÃO EXISTE NADA IMPOSSÍVEL.

  • Joás Eemerick Dutra
    28 ago 2012 de 14:51
     

    Digo por mim:precisamos orar muito mais por estes irmãos da Igreja perceguida pra q DEUS livre e fortaleça os nossos irmãaos.