Igrejas são queimadas em Zanzibar

Uma violenta manifestação, de jovens muçulmanos, resultou no ataque a três igrejas, na ilha de Zanzibar, na Tanzânia, no último fim de semana, 26/27. Dois templos foram danificados e os jovens entraram em confronto com a polícia

O problema começou no centro comercial, histórico e turístico, Stone Town, por volta das oito horas do dia 26, depois que a polícia prendeu dois líderes religiosos islâmicos, Faridi Hajj e Musa Juma, um professor do Alcorão, ambos do grupo radical Organização da Propagação Islâmica (UAMSHO), um grupo fundamentalista islâmico.

Ao saber de suas prisões, uma multidão, de 400 de seus seguidores, fez uma manifestação na delegacia, exigindo sua libertação. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersá-los. Isto levou a multidão a um confronto direto com a polícia, até por volta da meia-noite, quando a multidão, ainda revoltada, decidiu incendiar a Igreja Assembléia de Deus na Tanzânia, na região de Kariokor.

O carro do pastor Dickson Kaganga que estava estacionado na frente da igreja, também foi incendiado. Felizmente, o pastor se escondeu e não sofreu nenhum dano. Após tocar fogo na igreja, os jovens manifestantes fugiram. Porém,  continuaram com os atos de violência no dia seguinte.

Na manhã de domingo, os manifestantes reiniciaram os tumultos e tiveram novos confrontos com a polícia. Isso durou até cerca de 1,00 p. m., quando tentaram atacar outra igreja, a Igreja Redimida de Deus.

Porém, desta vez, os líderes da igreja local tinham reforçado a segurança e conseguiram impedi-los. O pastor, Rev. Charles Kionga, foi atingido por uma pedra, e sofreu um ferimento leve na perna. A polícia respondeu ao pedido de ajuda da igreja , e os ajudou a repelir a multidão.

Irritada por não ter obtido sucesso, a multidão, em seguida, atacou a Igreja Católica região de Tomondo. Eles conseguiram atear fogo na igreja, causando danos substanciais. A polícia prendeu 30 pessoas. Os 30 detentos foram denunciados no tribunal às 9h30, do dia 28, acusados de violar a paz e de realizar manifestações ilegais.

A sessão no tribunal terminou por volta das 12:30 quando o juiz estabeleceu que os acusados só seriam libertados sob fiança. Poucos foram capazes de conseguir dinheiro suficiente para obterem a soltura. No entanto,  dois líderes não foram soltos e isso gerou novos protestos.

Os distúrbios afetaram seriamente o cotidiano em Zanzibar. Devido às preocupações com a segurança, duas escolas cristãs optaram por não abrir, na segunda-feira, 28.

De acordo com um colaborador da Portas Abertas, "A tensão permanece alta na ilha, e há forte presença policial. A situação não é boa. Por favor, orem conosco. Este grupo, o UAMSHO, jurou destruir e fechar todas as igrejas de Zanzibar".

Ele continuou: "Eles também têm agido agressivamente pedindo a secessão de Zanzibar do restante da Tanzânia, a fim de fazer da ilha um Estado islâmico, com legislação islâmica".

Pedidos de oração

• Por favor, ore pela paz em Zanzibar.

• Ore pela segurança dos cristãos que vivem e trabalham em Zanzibar.

• Ore também para que Deus dê sabedoria aos cristãos nesses tempos dificeis, para que possam responder de uma forma corajosa e piedosa.

Envolva sua igreja no Domingo da Igreja Perseguida, veja o vídeo abaixo e saiba como participar.

FontePortas Abertas
TraduçãoMarcelo Peixoto
 

Comentários

  • maria da penha santos xavier
    13 jun 2012 de 00:23
     

    MEUS QUERIDOS IRMÃOS DE ZANZIBAR ORO PARA QUE O SENHOR RENOVE AS FOÇAS DE VOCÊS E QUE VOCES JAMAIS SE ESQUEÇAM QUE OS SEUS TRABALHO NO SENHOR NÃO É EM VÃO IMÃOS SABEMOS QUE SEREOS ODIADO PELO MUNDO POR AMOR A CRISTO, MAIS TEMOS UMA GRANDE PROMESSA DE QUE O POVO DE DEUS JAMAIS ESTARIAM SOZINHOS POIS O SENHOR É CONOSCO TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDA ATÉ A CONSUMAÇÃO DO SÉCULO,E DE QUE AS FORÇAS DO INFERNO NÃO PREVALECERAR CONTRA A IGREJA DE CRISTO,PORTANTO EM TODAS ESSAS COISAS NÓS JA SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS.CONTE COM NOSSAS ORAÇÕES POIS SOMOS UM EM CRISTO JESUS.

  • maria da penha santos xavier
    13 jun 2012 de 00:18
     

    MEUS QUERIDOS IRMÃOS DE ZANZIBAR ORO PARA QUE O SENHOR RENOVE AS FOÇAS DE VOCÊS E QUE VOCES JAMAIS SE ESQUEÇAM QUE OS SEUS TRABALHO NO SENHOR NÃO É EM VÃO IMÃOS SABEMOS QUE SEREOS ODIADO PELO MUNDO POR AMOR A CRISTO, MAIS TEMOS UMA GRANDE PROMESSA DE QUE O POVO DE DEUS JAMAIS ESTARIAM SOZINHOS POIS O SENHOR É CONOSCO TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDA ATÉ A CONSUMAÇÃO DO SÉCULO,E DE QUE AS FORÇAS DO INFERNO NÃO PREVALECERAR CONTRA A IGREJA DE CRISTO,PORTANTO EM TODAS ESSAS COISAS NÓS JA SOMOS MAIS QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS.CONTE COM NOSSAS ORAÇÕES POIS SOMOS UM EM CRISTO JESUS.

  • Paulo
    08 jun 2012 de 08:21
     

    Irmãos devemos sair do comodismo e horar por esses irmãos que estão passando uma luta grande,por causa de levar o amor de Jesus a esses povos que querem saciar sua sede.

  • J. Lopes
    03 jun 2012 de 14:29
     

    Estou comprometido com o reino de Deus e isso me leva a ama-los e orar por cada um de vós. Digo que, a vitória é nossa pelo sangue de Jesus e o nosso clamor está chegando aos céus. Estejam firmes nas promessas de Jesus.

  • Profeta Junior
    03 jun 2012 de 09:23
     

    ez: 3:4:5

  • RODRIGO DA HORA
    02 jun 2012 de 09:29
     

    Irmãos esse é um momento muito dificil para nos mais para Deus não,e em todas as situações catastróficas Deus tem um propósito e esse propósito é q Deus quer dispertamos para orar mais em favor de vocês ai em Zanzibar e pelos incrédulos da tanzãnia, mais o nosso Deus da vitória, fiquem na paz

  • Virginia Maria Oliver da Silva
    01 jun 2012 de 18:22
     

    Irmãos muito amados de Zanzibar. Não deixem que o inimigo ganhe essa batalha colocando desanimo, raiva ou covardia em seus corações. Jesus é mais poderoso do que todos os seguidores de Alá juntos. A vitória é do povo de Deus em todas as situações.Que Deus os abençoe e fortaleça na fé. Amamos muito voces.

  • mariza
    01 jun 2012 de 15:29
     

    irmãos estou com vocês neste proposito de oração e tenho plena certeza que nosso Deus vai nos responder e a providencia vai chegar a vitoria nesta guerra e certa.

  • jorge câmara
    01 jun 2012 de 12:04
     

    Irmãos em Zanzibar,quero chorar com vocês neste momento difícil,não tenho muitas palavras neste instante,mas uma coisa eu sei que o Senhor Jesus é com vocês,e a boa obra que Ele começou há de terminar.Não são ameaças que vão parar este trabalho abençoado.Estarei sempre orando por vocês.A paz do Senhor Jesus seja sempre com vocês.Abraços.

  • antonio bento
    31 mai 2012 de 23:04
     

    Tenho orado pedindo a Deus que os protejam, que a graça do Espirito Santo esteja sobre todos e a vitória seja certa em Jesus Cristo. Estamos unidos pela mesma fé e pelo mesmo Espirito. Deus seja louvado!

  • Roberto
    30 mai 2012 de 17:48
     

    Oro continuamente por todos os pedidos de oração, e creio que Deus esta contemplando todas as coisas e dará vitória a Igreja.

Deixe seu comentário

*
*
 
*
*Campos obrigatórios