Mais de 100 Cristãos são mortos no Estado de Yobe, Nigéria

“Estamos em estado de choque por este ataque. É uma guerra à Igreja de Jesus Cristo”, disse o Rev. Garba Idi à Portas Abertas

Armados em peso, mais de 200 membros da seita Boko Haram invadiram uma comunidade cristã de Nova Jerusalém, em Damaturu, no dia 4 de novembro de 2011, cerca de 17:30 hs. Sem provocação, os jihadistas começaram a detonar bombas em igrejas e atirar em qualquer cristão que avistassem.

O grupo islâmico apareceu com vestes longas, carregando armas sofisticadas, explosivos, facas e outras armas mortais, cantando “Allahu Akbar” (Alá é grande), enquanto atacavam a região cristã, imediatamente após as orações de sexta-feira. Concentrada no norte da Nigéria, essa seita islâmica extremista está se posicionando abertamente pela plena implementação da sharia em todo o país.

O ataque, cuidadosamente planejado e executado, deixou 150 mortos e 10 igrejas demolidas.

Igreja da Fé Viva destruídaQuando os jihadistas invadiram a área, começaram a atirar nos transeuntes que não recitassem os versos islâmicos – única condição para sobreviver.  Todos os cristãos presos eram mortos a tiros ou a facadas.

Um novo assentamento de crentes em Damaturu, a região de Nova Jerusalém, tem sido descrito como um abrigo de igrejas e cristãos, o que não deixa os muçulmanos extremistas felizes.

Os jihadistas começaram sua operação imediatamente após arrombarem dois bancos e carregarem uma quantia inestimável de dinheiro. Eles passaram cerca de quatro horas em Nova Jerusalém, matando e demolindo igrejas, sem serem impedidos pelo pessoal da segurança. Os policiais de serviço durante o ataque foram vistos fugindo devido ao maior número de jihadistas e às armas sofisticadas que portavam.

Pelo menos 17 homens da segurança, incluindo militares e policiais, foram mortos pelos jihadistas durante o ataque. Tanto o novo quartel-general da polícia quanto o velho foram atacados e demolidos, e outras instituições do governo foram parcialmente destruídas por explosivos plantados pelos agressores. O ataque deixou corpos de crentes espalhados por todas as ruas e locais dos prédios de igreja.   

Quando Portas Abertas visitou o local, ele tinha sido abandonado pelos cristãos remanescentes. Foram vistas apenas algumas poucas pessoas, juntamente com animais pertencentes aos cristãos, vagando pelas ruas. Alguns jovens cristãos podiam ser vistos próximos aos entulhos de suas igrejas, em luto pela perda de seus entes queridos e pelas igrejas destruídas.

Rev Garba Idi, Presidente da Associação Cristã da Nigéria, em Damaturu“Estamos em estado de choque por este ataque. É uma guerra à Igreja de Jesus Cristo”, disse o Rev. Garba Idi à Portas Abertas.

O president da Associação Cristã da Nigéria, no estado de Yobe, Rev. Garba, também é pastor da Igreja do Evangelho ECWA, que sofreu uma explosão sangrenta durante o ataque.

“Boko Haram está aí para destruir a Igreja”, concluiu enquanto inspecionava a igreja danificada. “É um grupo que trabalha para eliminar a Igreja no norte da Nigéria”.

Eles escolheram invadir a região cristã e seu plano era matar todos nós, mas o Senhor nos poupou. Temos um grande desafio como Igreja nesta parte do mundo. Estamos vivendo pela misericórdia de Deus porque eles prometeram voltar e destruir nossos lares”. 

Foto 1: Igreja da Fé Viva destruída
Foto 2: Rev Garba Idi, Presidente da Associação Cristã da Nigéria, em Damaturu

FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio Cidade
 

Comentários

  • Eliane
    24 ago 2012 de 14:21
     

    Queridos irmãos, é lamentavel essa noticia! Mais se fosse eu este homem ameassado na volta dos islã para matar toda as familias, eu preparava todo o territorio com varias bombas atômicas escondidas em defesa do povo inocente. Irmão lembrem-se quando Deus mandou Noe entrar na Arca, que ainda apareceram inimigos querendo o destruir, e Noe teve que se virar sozinho. Deus ouve as oraçoes, ajuda o seu povo, mais antes Deus nos deixa sozinho para nos testar se somos bons guerreiros. O nosso Deus só agi, na última hora, quando já não temos força para lutar. Se alguem tem contato com este homem, com este povo, avise para se preparar com bombas atomicas escondida todo no seu territorio para pega-los os seus inimigos de supresas, ai eles vão ver com quem estão mexendo, somos Santos, mais somos seres humanos. Essa é a mensagem de Deus para os seus santos, Pois nós não devemos fazer mal aos nossos irmãos, mais nesse caso trata-se do diabo desgraçado e miseravel. Que Deus os abençoe estas familias ameaçadas, e que estou orando por este povo, para que Deus venha tomar devidas providencia. Amem

  • thairis
    02 mar 2012 de 16:17
     

    tudo podemos na quele que nos fortalece.

  • IRMÂ JOSILENE
    10 fev 2012 de 23:52
     

    TEMOS QUE PEDIR A DEUS QUE CUIDE DE TODOS OS CRISTÂOS PERSEQUIDOS,POSSO AJUDAR A INTERÇEDER NA ORAÇÂO SOFRO MUITO COM ISSO,TENHO PEDIDIDO AÔS IRMÂO AQUI NA PARAIBA AJUDA NAS ORAÇOÊS.A PAZ DO SENHOR IRMÂ LICIA BARBOSA

  • Lícia Barbosa
    03 jan 2012 de 20:53
     

    Algumas lutas não são nossas, mas do SENHOR. Que em 2012 possamos fazer as escolhas de colocar limites em nossas atividades diárias, e dedicar mais tempo para oração.

  • marcos melone
    02 jan 2012 de 07:28
     

    Olha 2012 começa, e vendo o que aconteceu com esses irmãos eu me pergunto o que fiz pra Deus no ano que passou ou nos anos que se passaram, enquanto isso tem gente morrendo pela maior das causas, espero que esse ano possamos fazer mais pelo Reino de Deus, a princípio vamos orar, más vamos agir também, é só o que eu consigo pensar nessa hora, Deus abençoe a todos e um ótimo ano de obras para Deus...

  • Joel Graciano Damascneo
    31 dez 2011 de 20:38
     

    A paz para todo!! Força meus irmãos!! Força! Força!! Só consigo orar e chorar!!! Ó DEUS fica com eles!!

  • Pedro
    31 dez 2011 de 00:06
     

    Hoje estes filhos das trevas lutam contra a igreja do oriente e se prevalecerem amanham lutarão para destruir a do ocidente. Devemos nos recordar das palavras do apostolo Paulo para a igreja de Efeso que nesta luta temos armas espirituais que devemos usar para que possam prevalecer os filhos da luz.

  • rosangela
    29 dez 2011 de 15:55
     

    O que nós cristãos e crentes em Deus podemos fazer,em primeiro lugar orar, em segundo lugar aceitar pois estamos nesse mundo de passagem nosso verdadeiro lar ainda virá.E aqueles que morre por amor a Cristo não morre,mas sim vive.Sentimos muito mas nada acontece sem a permissão de Deus.Fiquem com Deus irmão e vamos orar a palavra não pode parar.

  • GLEIDE ALMEIDA
    29 dez 2011 de 09:00
     

    Diante dessa situação traumática somente a palavra de Deus pode nos dá consolo: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de credes nele." Filipenses 1.29 É tempo da Igreja de Cristo se unir, mas infelizmente isso não têm acontecido, pois as várias placas denominacionais têm separado os cristão cada vez mais. Senhor nos ajude a ser um e abençoa os teus filhos nigerianos.

  • GLEIDE ALMEIDA
    29 dez 2011 de 08:59
     

    Diante dessa situação traumática somente a palavra de Deus pode nos dá consolo: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de credes nele." Filipenses 1.29 É tempo da Igreja de Cristo se unir, mas infelizmente isso não têm acontecido, pois as várias placas denominacionais têm separado os cristão cada vez mais. Senhor nos ajude a ser um e abençoa os teus filhos nigerianos.

  • Wesley
    29 dez 2011 de 07:19
     

    Hoje, 29/12/2011, publicaram na BandNews um conflito entre cristão e muçulmanos da Nigéria, contudo vemos que não se trata de conflitos, tão somente covarde massacre. Que o bom Deus abençoe o seu povo e aquela nação.

  • Xandão
    28 dez 2011 de 11:31
     

    "O mundo não era digno deles" (os irmãos e irmãs que foram mortos). Hb.11:38b

  • ANA ANDRADE
    26 dez 2011 de 17:44
     

    "É isso que eles receberão como recompensa pelo seu orgulho, por insultarem e ridicularizarem o povo do SENHOR dos Exércitos. O SENHOR será terrível contra eles, quando destruir todos os deuses da terra. As nações de todo o mundo o adorarão, cada uma em sua própria terra" Sofonias, cap. 2 v. 10-11. Um dia seremos completamente libertos de toda opressão do inimigo. Que o Espírito Santo console e cure as feridas abertas por essa violência.

  • Franque Sones de Freitas
    26 dez 2011 de 17:21
     

    Vamos nos levantar em jejum e oração pela igraja perseguida,e levantar mais guerreiros de oração para que haja liberdade do evangelho nesses países,Deus abençõe!!!

  • niedja melry
    26 dez 2011 de 16:15
     

    existem situações que so o senhor Deus pode resolver e eu creio que o senhor esta a trabalhar a favor de seus filhos

  • Moacir Seixas Ferreira
    26 dez 2011 de 14:12
     

    não tenho o muito o que dizer e sim muito que clamar e chorar por esse povo escolhido e guerreiro em nome de Jesus Cristo; esses irmaos ganharam mais um alhiado na intercessão amém Jesus.

  • Ana Cristina Barbosa Bomfim Silva
    26 dez 2011 de 13:20
     

    Amada Equipe de Portas Abertas, a paz do SENHOR. Peço em o nome do SENHOR JESUS CRISTO transmita ao irmão Reverendo Garba Idi que a Igreja Brasileira esta em oração por ele. Irmão estamos cobrindo-o com nossas orações ao Pai Eterno, sua vida é mui preciosa, sua presença é muito necessária junto aos remanecentes desta amada igreja. Força. Força. Força em JESUS CRISTO.

  • Paulinho Honorato
    26 dez 2011 de 13:11
     

    Releiam o que está escrito acima: "...começaram a atirar nos transeuntes que não recitassem os versos islâmicos – única condição para sobreviver." É bom que saibam todos que, verdadeiramente, chegará o dia em que como a Bíblia nos apresenta: "'Por mim mesmo jurei', diz o Senhor, 'diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus'" conf Paulo diz aos romanos (Rm 14:11) e esta também é a única chance colocada para estes perseguidores serem alvo da Graça e Perdão do nosso Deus. E mais, é esta a fórmula para serem salvos e alcançarem o céu, se é que estão preocupados com isto!!!

  • Ana Cristina Barbosa Bomfim Silva
    26 dez 2011 de 13:09
     

    Aos Amados e Amadas da Igreja Perseguida da Nigéria e em todos os lugares no mundo, a Paz do SENHOR JESUS CRISTO. Amados do meu Pai e SENHOR, não desaminem. Como me doi dizer isto, mas esta é a mensagem do nosso Deus. Saibam que há milhões de fieis em oração por vocês. Nossos joelhos estão contantemente dobrados a seu favor. Sua dor é minha dor. Porque vivo em total liberdade, constantemente lembro-me dos amados que não a tem. Pai conforta os corações feridos, dos meus irmãos na Nigéria, na Coreia do Norte e aonde um/uma filho/filha clamar ao SENHOR. Amém!!!

  • Paulo Honorato
    26 dez 2011 de 12:52
     

    Os dias destes intransigentes estão contados! E o que me encanta nesse Deus maravilhoso a Quem servimos é saber que, mesmo tomando as nossas dores e lutas, Ele ama estas pessoas que consideramos selvagens! Que a Portas Abertas levem aos nosso irmãos nigerianos, do norte do país, o compromisso da Igreja brasileira de orar em seu favor, pedindo a Deus o Seu consôlo e conforto! Saibam que, a despeito desta dor tremenda, nós amamos vocês e é com vocês que herdaremos os céus!Amém, Igreja do Senhor?

  • Vida
    26 dez 2011 de 11:40
     

    Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Hebreus 11:25-26 Estou intercedendo pelos que ainda estao na Nigéria, crendo que DEUS, vai transformar toda tristeza em alegria e jubilo! As portas do inferno não vai prevalecer contra a igreja do Senhor JESUS.

  • Vida
    26 dez 2011 de 11:39
     

    Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Hebreus 11:25-26 Estou intercedendo pelos que ainda estao na Nigéria, crendo que DEUS, vai transformar toda tristeza em alegria e jubilo! As portas do inferno não vai prevalecer contra a igreja do Senhor JESUS.

  • Lícia Barbosa
    26 dez 2011 de 11:34
     

    Homens e Mulheres foram, arriscaram suas vidas por amor de Cristo, para que hoje, eu, você e nós gentios possamos, amar, alegrar e consolar o coração de outros. Temos uma missão para cumprir e as adversidades são oportunidades para irmos além e sermos eficazes na nossa jornada.

  • Tita
    26 dez 2011 de 11:14
     

    Oremos, povo de Deus!

  • Cristiano Nascimento
    26 dez 2011 de 09:44
     

    Que o Senhor ajude os cristãos da Nigéria a supera mais esse desafio. Vamos orar por eles,a Bíblia de que quando um membro sofre todos sofre juntos.

  • Cláudio Santago
    26 dez 2011 de 08:42
     

    Queridos irmãos, isto é um dos sinais da vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para buscar a sua Igreja. Por isso vamos nos preparar e nos unir em oração, edificando e fortalecendo um ao outro no nome de Jesus. Minha oração é que Deus fortaleça sua Igreja na face desta terra.

  • MARCIANO DA SILVA
    26 dez 2011 de 07:35
     

    O Senhor disse a Abraão: Eu serei amigo dos teus amigos, e inimigo dos teus inimigos.A bíblia diz que existem os filhos de Deus e os filhos do diabo(neste caso eles são do diabo). Creio que Deus fará justiça pelo seu povo! Isso é bíblia!

  • Marciano da Silva
    26 dez 2011 de 07:33
     

    O Senhor disse a Abraão: Eu serei amigo dos teus amigos, e inimigo dos teus inimigos.A bíblia diz que existem os filhos de Deus e os filhos do diabo(neste caso eles são do diabo). Creio que Deus fará justiça pelo seu povo! Isso é bíblia!

  • Jefferson
    25 dez 2011 de 20:36
     

    Disse Jesus: "Edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" "Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo" A palavra do Senhor é o que nos fortalece em meio a estas tristes notícias.

  • ana paula
    25 dez 2011 de 19:43
     

    Estou orando pelos países não alcançados.

  • Gisele Abate
    25 dez 2011 de 19:25
     

    "E Jesus disse ainda.... e chegará o tempo em que qualquer que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus. Eles vão fazer essas coisa porque não conhecem nem o Pai nem a mim. Mas eu digo isso para que quando essas coisas acontecerem vocês lembrem que eu já os tinha avisado." (Jo 16:1-4)Oremos para que Deus os fortaleça em meio as angústias e sejam perseverantes até o fim!

  • flavio
    25 dez 2011 de 13:22
     

    a alegria a morte de seus santos,mas desta maneira Deus não se alegra ai daqueles que mexem com a menina dos olhos de Deus.pode se quem for Deus vai cobrar o Herodes mandou matar a Tiago degolado,matou não foi,foi sim mas logo depois morreu comido de bicho porque não quiz da gloria a Deus!!!!este povo Deus pode salvar alguns deles mas se não se arrepederem Deus tb pode dar um jeito neles,o inferno não pode prevalecer contra a igreja de jesus cristo!!!!estes camaradas são suditos do inferno!!!!!matando as pessoas em nome de um Deus!!!!!!que precisa de ajuda se ele e Deus porque ele vem contra nós ele mesmo!!!!!mas tem que mandar estes fantoches fanaticos malucos,e debes mentais!!!!!!!!!matando em nome de Deus!!!!!!!seus idiotas Deus ´´é amor Deus amou o mundo de tão maneira que deu o seu filho hinigênito para nós salvar da condenação eterna não mandou ninguem tirar a vida de ninguem na lei esta escrito não matarás!!!!que jesus cristo ajude a cada igreja do senhor a vencer os ataques destes fanaticos endemoniados que podem ser salvos pelo toque de jesus!!!!!!!!!esta a minha oração que Deus fasa a vontade dele e que todos os planos do diabo seja frustado!!!!!!!em nome de Jesus

  • flavio
    25 dez 2011 de 13:19
     

    a alegria a morte de seus santos,mas desta maneira Deus não se alegra ai daqueles que mexem com a menina dos olhos de Deus.pode se quem for Deus vai cobrar o Herodes mandou matar a Tiago degolado,matou não foi,foi sim mas logo depois morreu comido de bicho porque não quiz da gloria a Deus!!!!este povo Deus pode salvar alguns deles mas se não se arrepederem Deus tb pode dar um jeito neles,o inferno não pode prevalecer contra a igreja de jesus cristo!!!!estes camaradas são suditos do inferno!!!!!matando as pessoas em nome de um Deus!!!!!!que precisa de ajuda se ele e Deus porque ele vem contra nós ele mesmo!!!!!mas tem que mandar estes fantoches fanaticos malucos,e debes mentais!!!!!!!!!matando em nome de Deus!!!!!!!seus idiotas Deus ´´é amor Deus amou o mundo de tão maneira que deu o seu filho hinigênito para nós salvar da condenação eterna não mandou ninguem tirar a vida de ninguem na lei esta escrito não matarás!!!!que jesus cristo ajude a cada igreja do senhor a vencer os ataques destes fanaticos endemoniados que podem ser salvos pelo toque de jesus!!!!!!!!!esta a minha oração que Deus fasa a vontade dele e que todos os planos do diabo seja frustado!!!!!!!em nome de Jesus

  • Silvânia
    25 dez 2011 de 10:15
     

    Só a união da igreja de Cristo em oração, para deter esses grupos e fortalecer estes irmãos que tanto sofrem por amor de Jesus.

  • roseli cunha dos santos
    25 dez 2011 de 10:13
     

    é uma dor muita grande, saber que nossos irmãos estão sendo perseguidos

  • Maria Emilia
    25 dez 2011 de 09:43
     

    O Senhor Jesus disse que tudo isto tem quem acontecer pois o fim está proximo. E se preparem por isto está para chegar no Brasil. Então devemos nos posionar como cristãos nesta Nação!!!

  • ANDERSON BATISTA
    25 dez 2011 de 07:31
     

    LENDO ESSE RELATO DA PARA PERCEBE A CORAGEM E OUSADIA, QUE OS CRISTÕES DA NIGÉRIA TEM, EU NÃO TENHO DUVIDA QUE NENHUMA ORGAIZAÇÃO TERRORISTA VAI PARA A IGREJA.

  • jailson maia
    25 dez 2011 de 03:47
     

    sera que o brasil vai ter que existir uma barbaridade dessas pra nós cristãos,tomarmos posição como cristãos? andar em santidade e parar de dar escandalos.

  • gustavo
    25 dez 2011 de 00:23
     

    é uma barbaridade...olha nem sei o que falar...é um misto de matem esses desgraçados com misericórdia....maldito islã, religiao de mentiras.

  • xiane
    24 dez 2011 de 20:48
     

    os extremistas precisam entender q religião ñ leva a nada pq jesus veio a este mundo ñ implantar religião e sim trazer salvação a todos os homens. eles precisam de oração e pessoas dispostas a levarem a mensagem do evangelho até eles.

  • josé passos
    24 dez 2011 de 20:39
     

    Quando ficamos sabendo dessas noticias vemos quantos irmaõs tem sido martires,precisamos acordar porque isso é no nosso tempo no tempo presente precisamos nos levantar como corpo de Cristo e orar buscar o Senhor pelos irmaõs pois o Senhor pode operar em cada uma dessas nações que o Senhor possa ajudar os irmaõs lá na nigéria o Senhor é com voçes fiquem firmes no Senhor.

  • wilson Nascimento
    24 dez 2011 de 20:07
     

    Oh Deus, socorre teus servos... Estarei em intercessão por este nação, e, em nome de Jesus as portas para o evangelho estará abertas,pois não só eu,mas igrejas estará em oração. ps.: Nosso Deus é Fiel para fazer mais que pedimos ou pensamos.

  • ziane
    24 dez 2011 de 19:35
     

    Tais informaçoes nos leva para os pes de Jesus e orar mais e mais por eles.

  • Brenda
    24 dez 2011 de 14:45
     

    "Creia porque o poder de um clamor pode ressucitar...". Esses irmãos perseguidos são um exemplo para nos. Só temos que orar pra valer e jejuar, não importa o que façam, o Reino de Jesus não tem fim.

  • zaine
    24 dez 2011 de 12:44
     

    É devemos orar, para que Deus venha dar vitória a sua igreja nesta região e na nigéria inteira. Eu creio q Deus, pode derramar sobre seus servos grande poder e autoridade do espirito santo! assim como ele dava aos profetas e aos apóstolos! vamos orar!

  • Roberto Saturnino
    24 dez 2011 de 12:29
     

    Vamor orar por estes que não sabem o caminho da salvação, Boko Haram são almas e se faz necessário clamar por salvação e orar pelos irmãos que estão sendo perseguidos e aqueles que perderam seus entes queridos.

  • Kátia
    24 dez 2011 de 09:49
     

    Vamos orar, a oração de um justo pode muito em seus efeitos, que diá de milhões ... oremos !