Turquia

O país subiu oito posições em comparação com a Lista Mundial de Perseguição do último ano. Em 15 de julho de 2016, a situação no país mudou drasticamente quando um golpe de Estado contra o presidente Erdogan falhou. A reação do governo foi tão agressiva que o país se tornou uma ditadura, afetando todos os aspectos da sociedade.

Continue lendo
A situação geral de perseguição na Turquia reflete a situação bastante singular em que o crescente nacionalismo turco é combinado com uma crescente islamização da sociedade. As principais fontes de perseguição são a opressão islâmica e, em menor grau, a ditadura.

Todos os cristãos enfrentam algum nível de perseguição por causa da fé em Jesus Cristo. Comunidades de cristãos estrangeiros ou imigrantes estão presentes nas cidades maiores, e a maioria delas não é registrada/reconhecida, a não ser por se reunirem em edifícios religiosos históricos. Elas podem funcionar discretamente, exceto quando atraem cidadãos turcos ou refugiados muçulmanos.

Comunidades cristãs históricas são consideradas “estrangeiras” e monitoradas regularmente, sujeitas a determinados controles por parte do governo. Já cristãos ex-mulçumanos são considerados traidores da identidade turca e suportam o peso da perseguição vinda de familiares, amigos, da comunidade local e das autoridades locais.

As igrejas protestantes não tradicionais são, em sua maioria, pequenos grupos. Muitas delas se reúnem em casas, podendo suscitar a oposição dos vizinhos.

Saiba mais.

 
Pedidos de oração

  • A influência islâmica e a discriminação aos cristãos e outras minorias religiosas têm aumentado na Turquia. Ore para que Deus permita que aqueles que enfrentam a perseguição coloquem toda esperança e confiança nele.
  • Interceda para que os cristãos de origem muçulmana ministrem o evangelho com graça e sabedoria a suas famílias. Eles, muitas vezes, enfrentam forte pressão da família, amigos e comunidade para retornar ao islã.
  • Ore por aqueles que são rotulados e tratados como traidores depois de abraçar a fé em Jesus. Apesar de a conversão não ser proibida pela lei turca, há pesadas implicações sociais e familiares para quem se converte.