Turcomenistão

O Turcomenistão é um dos lugares mais repressores do mundo, sem nenhuma liberdade de informação ou de imprensa. É o único país da região com um culto de personalidade em torno de um líder autoritário. Nesse aspecto, não seria estranho chamá-lo de “Coreia do Norte da Ásia Central”.

Continue lendo
Há um alto nível de monitoramento de todos os grupos na sociedade, o que inclui os cristãos, bem como um acesso restrito a meios de comunicação e outros recursos estrangeiros. Assim, também é difícil obter informações de lá estando fora do país.

Cristãos têm seus cultos monitorados e a impressão, importação e distribuição de Bíblias e materiais cristãos são restritas. Já cristãos de origem muçulmana suportam um peso maior da perseguição, que vem tanto do Estado como da própria família, amigos e comunidade.

As comunidades cristãs protestantes não tradicionais são ativas na evangelização e por isso enfrentam ataques, ameaças, prisões e multas, especialmente quando as igrejas não são registradas.

A realidade de perseguição no Turcomenistão é resultado principalmente de um governo repressivo que procura aumentar seu controle sobre todas as áreas da vida de seus cidadãos. Em menor medida, a opressão islâmica é também uma fonte de perseguição à igreja.

Saiba mais.

 
Pedidos de oração

  • O Turcomenistão é considerado um dos países mais restritivos do mundo. Depois do Uzbequistão, é o Estado mais repressivo da Ásia Central em relação às minorias religiosas. Ore para que a liberdade de religião aumente dentro do país.
  • Interceda pelos cristãos de origem muçulmana que são pressionados a retornar ao islã, para que o Senhor lhes dê coragem para permanecer na fé e os proteja.
  • Ore para que as autoridades e forças de segurança que monitoram os cristãos tenham um encontro com o evangelho. Peça a Deus para que seus corações sejam tocados e que eles passem a agir em favor a igreja no país.