Entenda a perseguição ao cristãos

Mais de 365 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo. Confira como a perseguição acontece

page.destitle

Cristã teve a casa incendiada na Índia

Jesus foi perseguido desde seu nascimento e avisou que as pessoas que o seguissem também enfrentariam perseguição. Em Atos 4, após a descida do Espírito Santo, os cristãos experimentaram perseguição por causa de Jesus e assim começou a Igreja Perseguida.
Até os dias de hoje, muitos que decidem ser discípulos de Jesus enfrentam hostilidade. Mais de 365 milhões de pessoas enfrentam pressão e violência ao redor do mundo por causa da fé cristã.

Mapa e e-book
exclusivos

Baixe o mapa e o e-book gratuitos para compreender onde seus irmãos são mais perseguidos por amor a Cristo e como você pode apoiá-los de forma prática.

Baixe o mapa e o e-book gratuitos para compreender onde seus irmãos são mais perseguidos por amor a Cristo e como você pode apoiá-los de forma prática.

Quem são os cristãos perseguidos?

Cristão perseguido é toda pessoa que se identifica como cristã e enfrenta pressão e/ou violência por seguir a Jesus. Ele costuma pertencer a uma comunidade cristã, mas há aqueles que não estão ligados a nenhuma denominação específica, como muitos cristãos secretos no Oriente Médio.

Perseguição é entendida como qualquer hostilidade experimentada por consequência da identificação da pessoa com Cristo. Ela inclui atos como restrição, discriminação, oposição, injustiça, intimidação, maus-tratos, agressão física e sexual e até morte.

Em alguns países, os cristãos já vivem em um ambiente de pobreza, marginalização e criminalidade comum a toda a sociedade. Em muitos casos, esse ambiente é ainda mais hostil em relação aos cristãos, configurando dupla vulnerabilidade.

Como os cristãos são perseguidos?

A perseguição se manifesta de duas formas: pressão e violência. Pressão inclui exclusão, insulto, maus-tratos, perda de emprego, expulsão de casa e da família, etc.

A violência inclui agressão física e sexual, destruição de igrejas, casas e negócios de cristãos, ataque, prisão, sequestro, tortura, prisão domiciliar, entre outros.

Em alguns países, como Iêmen, a violência sobre os cristãos pode ser menor, mas a pressão é imensa e impede que os seguidores de Jesus tenham liberdade de expressar a fé, mantendo-se como cristãos secretos. Assim, não há muitos ataques a cristãos, visto que eles não são identificados. Na maioria dos países com nível de perseguição extrema, a perseguição mais comum não são atos públicos de violência e sim a pressão.

Por que os cristãos são perseguidos?

A perseguição aos cristãos acontece em consequência de divergências religiosas, ideológicas e de mentalidade corrompida. A Portas Abertas considera três impulsos como “fontes de energia” que motivam os tipos de perseguição.

  • Impulso exclusivista - convicção que somente uma religião ou ideologia é a correta e deve existir. As pessoas de um grupo diferente são vistas como inferiores ou infiéis.

  • Impulso secularista - considera a sua ideologia superior, sem necessidade de orientação divina; exerce pressão severa sobre indivíduos ou grupos que não aderem a determinada ideologia. Costuma ser antirreligioso ou cético em relação à religião organizada.

  • Impulso exploratório - procura obter o máximo de recursos possível para si mesmo e para seu ambiente social, legal ou ilegalmente. Tudo é permitido para o alcance do sucesso.

Quais tipos de perseguição os cristãos enfrentam?

Os cristãos enfrentam nove tipos de perseguição. Esse termo é consequência de uma dinâmica de poder, que gera situações de hostilidade contra os cristãos. Veja os tipos de perseguição.

Opressão islâmica

Opressão islâmica

Quando países, comunidades e famílias estão forçadamente sob controle islâmico. Isso pode ser feito gradualmente por um processo de islamização sistemática (aumentando a pressão) ou repentinamente pelo uso da força militante (violência) ou por ambos. Ex.: ação de grupos extremistas islâmicos, como Estado Islâmico e Boko Haram.

Quais as fontes de perseguição aos cristãos?

Fontes de perseguição são grupos de pessoas que realizam as ações de pressão ou violência contra os cristãos. Geralmente são grupos menores e radicais de adeptos da ideologia seguida por um grupo mais amplo, que nem sempre tem uma visão tão radical e hostil.

Há 12 categorias de fontes de perseguição, uma é relacionada ao governo e as demais são relacionados à sociedade. Veja as categorias abaixo.

Oficiais do governo

Professores, policiais, autoridades locais, presidentes, etc.

Líderes de grupos étnicos

Chefes tribais, etc.

Líderes religiosos não cristãos

Imãs, rabinos, monges budistas, etc.

Líderes religiosos cristãos

Papas, patriarcas, bispos, padres, pastores, etc.

*O período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024 foi de 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023.

Faça a diferença na vida dos cristãos perseguidos.
Sua doação faz com que ajuda chegue onde a necessidade é mais urgente.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco