República Centro-Africana

Posição no ranking:

28

República Centro-Africana
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã
  • Pontuação na pesquisa
    70
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalBangui
  • População5,1 MILHÕES
  • População cristã3,8 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos na República Centro-Africana? 

A República Centro-Africana (RCA) está em conflito desde 2013, e a situação da perseguição mudou pouco nesse período. Muitas das facções (incluindo o grupo mercenário Wagner, da Rússia) foram acusadas de violações dos direitos humanos, embora agora controlem grande parte do país. O conflito resultou no deslocamento de milhares de cristãos, que perderam suas casas e meios de subsistência.  

Os líderes cristãos que ousam denunciar publicamente a violência foram ameaçados e tiveram suas igrejas queimadas e saqueadas. Em locais dominados por grupos rebeldes, a comunidade cristã é alvo de ataques, como sequestro, assassinato e violência sexual. As milícias também forçam os cristãos a serem soldados. 

Além da insegurança e da violência, os cristãos de origem muçulmana enfrentam exclusão e ataques de seus familiares imediatos e da comunidade local. Os seguidores de Jesus também correm o risco de discriminação no mercado de trabalho, casamento forçado e perda da guarda dos filhos. 

Um domingo, depois do culto, meu marido pegou alguns clientes para levá-los para a aldeia vizinha. Homens armados fulanis o pararam e dispararam contra ele. Os cristãos são seus alvos preferidos. 

Zakia, viúva na República Centro-Africana 

Como as mulheres são perseguidas na República Centro-Africana? 

O conflito que dura mais de dez anos e a instabilidade política na RCA significam que as mulheres cristãs podem ser vítimas de violência sexual, sequestro, tráfico e casamento forçado. A dificuldade econômica criou um ambiente em que os pais casam suas filhas em troca de dinheiro – e as mulheres cristãs que se casam com muçulmanos são forçadas a se converter ao islã. 

As viúvas cristãs que têm muitos filhos, muitas vezes, se casam com homens muçulmanos para conseguir sustentar toda a família. As cristãs de origem muçulmana enfrentam pressão adicional.  

Embora o país seja de maioria cristã, famílias e comunidades muçulmanas podem colocar meninas e mulheres em prisão domiciliar e impedi-las de conhecer outros cristãos. Elas também podem ser forçadas a se casar com um homem muçulmano ou perder a guarda dos filhos. Além disso, há relatos de que algumas mães cristãs são autorizadas a participar das igrejas locais somente se enviarem os filhos para a mesquita. 

Como os homens são perseguidos na República Centro-Africana? 

Quando as famílias cristãs são alvo de grupos extremistas, os homens podem ser mortos ou presos por causa da fé. Outros são raptados, forçados a lutar por grupos rebeldes ou utilizados como trabalhadores nas minas de ouro e diamantes.  

Os líderes cristãos são alvo de ataques porque são vistos como pessoas que tentam converter as pessoas da comunidade. Os seguidores de Jesus também sofrem discriminação no local de trabalho e nas Forças Armadas. Em algumas partes da RCA, os líderes islâmicos dominam os mercados, controlam o comércio e cobram impostos maiores dos empresários cristãos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na República Centro-Africana? 

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais para apoiar cristãos na República Centro-Africana com treinamento para resistir à perseguição, projetos de desenvolvimento econômico e cuidados pós-trauma.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na República Centro-Africana? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na República Centro-Africana? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na República Centro-Africana são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na República Centro-Africana são: grupos religiosos violentos, redes criminosas, líderes religiosos não cristãos, líderes de grupos étnicos, cidadãos e quadrilhas, parentes. 


Pedidos de oração da República Centro-Africana 

  • Ore para que Deus derrame sua paz sobre o país e o conflito constante acabe.  
  • Peça a Deus que preserve a vida de seu povo em áreas onde é alvo de extremistas. 
  • Clame para que o Senhor providencie as necessidades físicas, espirituais e emocionais dos cristãos que lutam para sobreviver à violência e ao caos político.   

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco