Nicarágua

Posição no ranking:

30

Nicarágua
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista, corrupção e crime organizado
  • Pontuação na pesquisa
    70
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalManágua
  • População6,8 MILHÕES
  • População cristã6,5 MILHÕES

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos na Nicarágua? 

A hostilidade aos cristãos na Nicarágua continua a se intensificar à medida que se manifestam contra o presidente Ortega e seu governo. A situação deteriorou-se desde 2018, quando eclodiram protestos generalizados contra o regime ditatorial do país. Os cristãos estão entre aqueles que levantaram a voz para denunciar as injustiças, mas isso tem um custo alto.   

Líderes cristãos foram assediados e presos, propriedades cristãs foram confiscadas, escolas cristãs, estações de televisão e instituições de caridade foram fechadas e igrejas passaram a ser monitoradas e intimidadas. Aqueles que forneceram abrigo e assistência médica durante os protestos de 2018 continuam a sofrer retaliações. Na Páscoa de 2023, a polícia proibiu as procissões durante a semana santa.  

Mudanças recentes na lei são usadas para rotular os líderes de igreja como terroristas e conspiradores de golpes, e há denúncias de que o governo quer controlar os assuntos da igreja, tais como dízimos e ofertas.  

O objetivo do governo não é simplesmente silenciar a voz dos cristãos, mas manchar sua credibilidade e impedir a propagação da sua mensagem. Embora muitos cristãos estejam sob ataque, há uma minoria que opta por ficar calada, e isso está causando divisão entre algumas comunidades cristãs. 

"Estamos nos apegando a Deus e dedicamos muito tempo para oração e evangelismo. Acreditamos que a oração tem nos ajudado a suportar esta perseguição." 

Pastor Dario (pseudônimo), cristão perseguido pelas autoridades na Nicarágua

Como as mulheres são perseguidas na Nicarágua? 

Em comparação com outros países latino-americanos, as cristãs na Nicarágua sofrem menos tipos de perseguição específica. As mulheres ativistas dos direitos humanos, as dissidentes do regime e os familiares de opositores políticos ao governo estão em maior risco. Devido à falta de confiança no sistema judiciário, muitas vítimas não denunciaram crimes contra elas. Os agressores gozam de impunidade e mesmo aqueles que são presos por seus crimes acabam recebendo perdão posteriormente.  

Como os homens são perseguidos na Nicarágua? 

A maioria dos líderes religiosos na Nicarágua são homens e suportam o peso da oposição do governo. Os mais jovens são mais propensos a envolver-se em manifestações contra as autoridades, enquanto estudantes foram forçados a participar em eventos políticos de apoio ao regime do presidente Ortega.  

Considerando essas pressões, muitos cristãos sentiram-se forçados a fugir do país, enfrentando os perigos da captura por traficantes de seres humanos e outros grupos criminosos. Os que permaneceram no país foram sujeitos a restrições de imigração e têm cada vez mais dificuldade em circular livremente dentro do território. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Nicarágua?   

A Portas Abertas fortalece a Igreja Perseguida na Nicarágua com distribuição de Bíblias e literatura cristã, treinamento e discipulado, ajuda emergencial, assistência jurídica e educação para pastores que não concluíram seus estudos.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Nicarágua?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Nicarágua? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Nicarágua são: paranoia ditatorial, opressão comunista e pós-comunista, corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Nicarágua são: oficiais do governo, partidos políticos, grupos paramilitares, grupos de pressão ideológica. 

 

Pedidos de oração da Nicarágua
 

  • Interceda para que o Senhor amoleça o coração do presidente Ortega e de outras autoridades, para que parem de atacar os cristãos.  
  • Ore para que os líderes de igrejas recebam sabedoria e coragem enquanto servem a suas congregações e comunidades  
  • Clame para que o Senhor fortaleça sua igreja no país e torne os cristãos mais parecidos com Jesus.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco