Kuwait

Posição no ranking:

54

Kuwait
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    61
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalCidade do Kuwait
  • População4,4 MILHÕES
  • População cristã520 MIL

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos no Kuwait? 

Cristãos expatriados são relativamente livres para cultuar. Entretanto, os lugares existentes registrados para culto são muito pequenos para o número de pessoas que se reúne e isso pode levar a tensão entre os diferentes grupos cristãos. Obter uma propriedade para os cultos é extremamente difícil, embora reuniões informais possam ocorrer. Além disso, proselitismo de qualquer forma é estritamente proibido e leva a expulsão do país. 

Convertidos do islamismo suportam o peso da perseguição enquanto enfrentam pressão de membros da família e da comunidade local para abandonarem a fé cristã. Eles estão expostos a discriminação, assédio, monitoramento de suas atividades pela polícia e intimidação de grupos de vigilantes. Além disso, a conversão do islamismo para outra fé não é reconhecida oficialmente e provavelmente levará a problemas legais no status pessoal e questões de propriedade.  

Muçulmanos expatriados que se convertem ao cristianismo experimentam pressão similar àquela existente em seus países de origem, pois, muitas vezes, vivem com suas próprias comunidades nacionais ou étnicas. Por causa das consequências potencialmente severas, é quase impossível para convertidos revelarem sua conversão – por isso, dificilmente há relatos de cristãos mortos ou feridos por sua fé.  

Você pode ser qualquer coisa na Península Arábia, um ateu, um comunista, mas quando você se torna um cristão, eles não aceitam mais você.” 

Yacoub, cristão perseguido na Península Arábica  

Como as mulheres são perseguidas no Kuwait? 

Muitas das domésticas estrangeiras no Kuwait são cristãs. Isso é significativo em um país onde a população estrangeira é maior do que a população nativa. De acordo com delegados kuwaitianos que participaram de uma análise do Comitê para Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, da sigla em inglês) em 2017, o tratamento de saúde de trabalhadores migrantes, incluindo para abuso sexual, é um problema principal. Um especialista do país comenta que essas mulheres correm um “alto risco de abuso e assédio sexual”. As estatísticas sobre a questão são escassas, pois empregadores de domésticas abusadas ou responsáveis pelos abusos não têm interesse em relatar. As próprias domésticas são muitas vezes envergonhadas por causa do abuso e não querem ser vistas como “sujas” no Kuwait ou pela própria família. 

De acordo com a organização não governamental Chatam House, a aprovação de uma nova lei de proteção familiar é “um grande passo à frente para um país que tem sofrido altos níveis de abuso doméstico”. Entretanto, é preciso tempo para ver quão efetiva a implementação dessa lei será na prática; os lockdowns da COVID-19 comprovadamente aumentaram os níveis de violência doméstica no país. 

Mulheres convertidas kuwaitianas encontrarão severa perseguição familiar para rejeitarem a nova fé. Elas podem ser colocadas sob prisão domiciliar, pressionadas a casar com um muçulmano ou assediadas sexualmente (embora não haja casos relatados de casamento forçado no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023). Mulheres também podem ser ameaçadas com a possibilidade de morte para restaurar a honra da família após a conversão dela. Se já são casadas, mulheres convertidas se tornam vulneráveis ao divórcio pelos maridos. Talvez a lei mais difícil para as convertidas cristãs que desejam estabelecer sua própria família seja a que proíbe mulheres de contexto muçulmano de se casarem com um não muçulmano.  

Como os homens são perseguidos no Kuwait? 

Entre o pequeno número de muçulmanos kuwaitianos convertidos ao cristianismo, a maior parte da pressão vem da família e da comunidade – isso é sentido mais intensamente por meninas e mulheres, seguido por homens jovens e depois homens mais velhos, refletindo níveis de status e liberdade dentro da cultura. No Kuwait, homens que se convertem ao cristianismo temem a rejeição da família imediata e estendida e a repercussão que isso teria em seu sustento. Nessa sociedade islâmica, homens convertidos provavelmente serão isolados da família, perdendo ao mesmo tempo o respeito e o apoio financeiro. Muitas vezes, isso significa que meninos ou homens cristãos são forçados a deixar a casa da família. Sem o apoio da família, é difícil para os homens encontrarem ou manterem o emprego, e casamento se torna quase impossível. Homens cristãos estão especialmente sujeitos a discriminação e hostilidade no ambiente de trabalho. O isolamento da conversão é depois ampliado pela dificuldade que convertidos de origem muçulmana têm de formar grupos de igrejas sustentáveis.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Kuwait? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR]

Quem persegue os cristãos no Kuwait? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Kuwait são: opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Kuwait são: oficiais do governo, líderes religiosos não cristãos, parentes, partidos políticos, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos.  

Pedidos de oração do Kuwait 

  • Clame para que os cristãos encontrem locais maiores para culto, pois isso é extremamente difícil. 

  • Ore para que os cristãos tenham ousadia ao pregar o evangelho, visto que o proselitismo é proibido no país. 

  • Peça a Deus por fortalecimento aos cristãos de origem muçulmana, pois são os que enfrentam mais pressão. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco