Gâmbia

Posição no ranking:

73

Gâmbia
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado
  • Pontuação na pesquisa
    47
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalBanjul
  • População2,3 MILHÕES
  • População cristã111 MIL

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos em Gâmbia? 

Cristãos convertidos de famílias muçulmanas ou animistas não podem falar em segurança sobre sua fé diretamente com os membros da família. Algumas famílias em áreas rurais agridem e isolam convertidos, principalmente no Leste do país. Assim, convertidos são cuidadosos para não revelarem sua conversão por meio de atos privados de adoração. Em algumas escolas onde os funcionários superiores ou fundadores são muçulmanos, filhos de cristãos são muitas vezes forçados a receber instrução religiosa não cristã. Pais muçulmanos e animistas também tentam forçar membros da família a se separar se casarem-se com cristãos. Convertidos para o cristianismo de qualquer origem religiosa experimentam assédio em suas vidas diárias e são muitas vezes forçados a participar dos rituais tradicionais anuais para serem considerados parte da família e comunidade. A pressão para renunciar à fé é forte. Às vezes, eles estão sob ameaça de sequestro e casamento forçado. Por causa do status de minoria, comunidades cristãs têm sido impedidas de construir ou reformar prédios de igrejas e, às vezes, tem sido difícil conseguir registro ou status legal para igrejas.

“O Conselho Cristão da Gâmbia pede para ser incluído na Constituição final que a Gâmbia seja soberana e secular. Uma república com diversas comunidades de liberdade étnico-linguística e religiosa, com igualdade de oportunidades e garantia de liberdade interétnica, política e religiosa para a coesão social.”

PASTOR SEAL S. JAMMEH, EM CARTA AO GOVERNO DO PAÍS

Como as mulheres são perseguidas em Gâmbia? 

Apesar de a Constituição gambiana garantir que mulheres estão em igualdade jurídica com homens e têm direitos iguais, na prática, Gâmbia é uma sociedade patriarcal em que os homens são o chefe da casa e as mulheres e meninas são socializadas a assumir um status subordinado. Em um país onde quase 90% da população é muçulmana, é desafiador para famílias cristãs viverem de acordo com os valores cristãos. Em um contexto de casamento infantil e educação deficiente generalizada para mulheres e meninas, mulheres convertidas enfrentam vulnerabilidades adicionais com base na fé e no gênero. 

Mulheres convertidas ao cristianismo enfrentam as maiores pressões por sua fé das famílias de origem muçulmana e animista. Quando convertidas compartilham a fé recém-descoberta com os familiares, podem enfrentar abuso físico e verbal, perda de herança, abandono e ameaça por trair a religião dos pais. Casamentos forçados também são usados como arma para aplicar pressão às convertidas e encorajá-las a rejeitar o cristianismo. Famílias podem incentivar meninas a entrar nesses casamentos por encontrar homens muçulmanos ricos que podem suprir as necessidades materiais delas, ou então ameaçá-las com a possibilidade de sequestro ou casamento forçado. Se já são casadas, convertidas também podem enfrentar o divórcio e perder a guarda dos filhos, a fim de garantir que as crianças não cresçam como cristãs. Enquanto nenhum caso tenha sido relatado no período da pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023, essas ameaças continuam presentes. Qualquer família ou comunidade da igreja que receba mulheres e meninas rejeitadas, automaticamente se tornará um inimigo daqueles que as evitam e deserdam. 

Como os homens são perseguidos em Gâmbia? 

Homens e meninos cristãos em Gâmbia experimentam abuso verbal, psicológico e físico por sua fé. Isso afeta principalmente convertidos que são punidos por traírem a religião de suas famílias muçulmanas ou animistas. Pastores e líderes de igreja, principalmente, estão sujeitos a assédio, zombaria e ameaças de morte por causa da fé. Homens cristãos também podem enfrentar discriminação no local de trabalho, ou terem uma promoção negada. Essas formas de perseguição servem para prejudicar a família mais ampla, pois o homem é geralmente o provedor financeiro. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Gâmbia?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a necessidade é mais urgente. 

[QUERO AJUDAR] 

Quem persegue os cristãos em Gâmbia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Gâmbia são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado e opressão do clã.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Gâmbia são: líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas e líderes de grupos étnicos. 

Pedidos de oração de Gâmbia 

  • Interceda por aqueles que foram expulsos de casa ou tiveram o acesso a suas propriedades negado. 

  • Apresente as meninas e mulheres que são forçadas a se casar com homens muçulmanos. Isso geralmente acontece como forma de pressão para que desistam da nova fé. 

  • Peça pelos cristãos que enfrentam discriminação no local de trabalho. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco