Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Filipinas
Posição no ranking:78
Bandeira-Filipinas
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
43
Religião
Cristianismo
Capital
Manila
População
119 MILHÕES
População cristã
107 MILHÕES
1736267422_1736267421-78 - Filipinas

O que mudou este ano nas Filipinas?  

Embora tenha havido menos assassinatos de cristãos, os ataques a igrejas e seguidores de Jesus aumentaram, juntamente com o número de prisões e saídas forçadas do país. Isso inclui um bombardeio a uma capela em Cotabato, na região autônoma de Bangsamoro, em Mindanao muçulmano, e a destruição de uma igreja em Negros Ocidental, danificando bancos, o altar e outros móveis. Os nomes dos dois autores do primeiro ataque não foram divulgados, mas o segundo incidente foi conduzido por um homem de 39 anos que alegou ter recebido ordens de Alá.  

Como é a perseguição aos cristãos nas Filipinas?  

Em Mindanao, a ilha mais ao sul do arquipélago das Filipinas, fica a Região Autônoma de Bangsamoro (BARMM), uma área de maioria muçulmana com governança autônoma. Os cristãos nessa região enfrentam perseguição, inclusive com o bombardeio de uma igreja, que matou quatro e feriu 50 pessoas. Além disso, os cristãos enfrentam interrupções regulares nos cultos e na vigilância contínua. 

Os cristãos de origem muçulmana enfrentam desafios específicos, como violência verbal e física e afastamento de suas famílias e comunidades. Essas dificuldades também afetaram os convertidos de religiões tribais. Fora da região autônoma, as Filipinas são um país predominantemente cristão. No entanto, as tensões persistem em algumas áreas, com relatos de ataques a igrejas e restrições à distribuição de Bíblias.

Desde a eleição do presidente Ferdinand Marcos Júnior, em 30 de junho de 2022, alguns cristãos comemoraram uma redução percebida na marcação vermelha de líderes religiosos como terroristas comunistas. No entanto, outras igrejas levantaram preocupações sobre novos documentos que listam igrejas supostamente com laços com o “terrorismo”, que surgiram silenciosamente e estão fazendo com que as atividades da igreja sejam restritas. 

Como posso ajudar os cristãos nas Filipinas?   

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR  

Quem persegue os cristãos nas Filipinas?    

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. O tipo de perseguição aos cristãos nas Filipinas são: opressão islâmica e opressão de clã.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos nas Filipinas são: líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, parentes, partidos políticos, grupos paramilitares. 

Pedidos de oração das Filipinas

  • Clame por proteção, paz e cura aos cristãos que são alvos de ataques em Mindanao.   
  • Ore por sabedoria e justiça ao governo para respeitar a liberdade religiosa e conter a violência de extremistas islâmicos.  
  • Interceda por conversão e arrependimento aos jihadistas que visam atacar igrejas nas Filipinas. 

Mais informações sobre o país