Missão Portas Abertas - Servindo cristãos perseguidos
Abrir versão para impressão Enviar esta página por e-mail Adicionar aos favoritos Comunicar erro nesta página
Quem somos Nossa Visão Como começou Participe Revista Fale conosco
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Notícias
 
26/7/2010 - 06h39
Butão propõe lei "anti-conversão"
   
 
Missionários evangélicos no Butão  

BUTÃO (12º) - Os cristãos desta nação himalaia, ainda desejosos de praticar abertamente sua fé, ficaram desanimados este mês quando o governo propôs o tipo de lei “anti-conversão” que outras nações têm usado como pretexto para acusar falsamente os cristãos de “coerção”.

O projeto de lei puniria o “proselitismo” que “usa coerção ou outras formas de persuasão”, o que suficientemente articulado, assim temem os cristãos, poderia ser usado pelos vigilantes para colocá-los na prisão por seguir os mandamentos de Cristo de alimentar, vestir e cuidar dos pobres.

“Agora, de acordo com a seção 463 [do código penal do Butão], um réu poderá ser culpado do crime de proselitismo se usar coerção ou outras formas de persuasão para causar a conversão de uma pessoa de uma religião ou fé para outra”, relatou o jornal do governo Kuensel em nove de julho.

“Sempre houve uma lei anti-conversão virtual em vigor, mas, agora, está também no papel”, disse o pastor titular de Thimphu sob condição de anonimato. “Aparentemente, ela visa controlar o crescimento do cristianismo”.
 
Kuenlay Tshering, membro do Parlamento do Butão e dirigente do conselho legislativo, disse à Compass Direct News que a nova seção está consoante o artigo 7(4) da constituição do Reino do Butão, que afirma: “Um cidadão butanês terá o direito a liberdade de pensamento, consciência e religião. Nenhuma pessoa será compelida a pertencer a outra fé por meios de coerção ou persuasão”.

Ele disse que o Conselho Nacional tinha proposto que os crimes sob a proposta sejam classificados como delitos, puníveis de um a menos de três anos na prisão.
 
Kuenlay disse que o projeto de lei “deve ser aprovado durante a próxima sessão do Parlamento, após a Assembleia Nacional deliberar sobre ela na sessão de inverno”.
 
Perguntado se estava ciente de que leis “anti-conversão” similares na vizinha Índia tinham sido usadas incorretamente para perturbar os cristãos através de termos vagos de “persuasão”, ele disse que não.

As autoridades normalmente agem com base em queixas de moradores contra obreiros cristãos. Então, queixas fúteis podem levar a sua prisão, disse outro pastor que solicitou anonimato.
 
Das 683.407 pessoas no Butão, mais de 75 porcento são budistas, principalmente do leste e do oeste. Os hindus, a maioria nepaleses étnicos do sul do Butão, são aproximadamente 22 porcento da população.

Há cerca de seis mil cristãos, a maioria nepaleses étnicos, mas não há nenhum prédio de igreja nem instituição cristã registrada. Entretanto, a bíblia tem sido traduzida no idioma nacional, Dzongkha, assim como para o nepalês.

A constituição garante liberdade religiosa, mas o governo não reconhece oficialmente a presença de cristãos, cuja prática da fé permanece confinada a seus lares.

A escola Drukpa Kagyue de budismo mahayana é a religião do Estado, com o hinduísmo dominante no sul, de acordo com o site oficial do Butão, que acrescenta: “Alguns remanescentes de bon, animismo e xamanismo ainda existem em alguns bolsões do país”, mas não faz nenhuma menção ao cristianismo.
 
A despeito disso, desde que o Butão se tornou uma democraia em 2008, após as primeiras eleições de sua história, seguindo-se mais de cem anos de monarquia absoluta, as pessoas têm exercitado mais liberdade, incluindo a escolha religiosa.


Tradução: Getúlio Cidade


Fonte: Compass Direct
 
O número ao lado do país indica a sua posição na classificação de países
por perseguição
  Outras notícias sobre
Butão (12º)
28/7/2010 "Por que mais religiões?"
18/4/2010 No Butão, a profissão de fé só é permitida dentro dos lares
17/2/2010 Rei do Butão afirma ser o "Pai dos cristãos"
2/2/2010 Apesar da democracia, cristãos vivem clandestinamente
5/8/2008 Lições de encorajamento de um irmão butanês
Outros locais
2/9/2010 Ramadã e provocações nos Estados Unidos
1/9/2010 Famílias de ex-muçulmanos desalojadas
1/9/2010 Casos na Índia: incidentes atuais de perseguição
31/8/2010 Casa de missionário levada pela enchente
31/8/2010 Portas Abertas lança projeto para ajudar vítimas das enchentes no Paquistão
 
  Buscar em todas as notícias
 
 
Butão (12º) - Leia também
6/8/2004 - Governo procura cristãos de casa em casa
Abrir versão para impressão deste conteúdo Enviar esta página por e-mail Salvar esta página em favoritos Comunicar erro nesta página
YoutubeRSSBlog Twitter
© Copyright Portas Abertas. Todos os direitos reservados
Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Missão Portas Abertas (nos meios impressos) e como www.portasabertas.org.br com a inclusão do link para www.portasabertas.org.br (na internet). Obrigado por divulgar corretamente as informações sobre a Igreja Perseguida.
Política de privacidade e Declaração de segurança
 
E-mail: relacionamento@portasabertas.org.br
Telefone: (0--11) 5181 3330 Fax: (0--11) 5181 7525
Correio: Missão Portas Abertas – Caixa Postal 12.655 – CEP 04744-970 São Paulo SP
 
WebMaster: Denise Menck
Designer: Rodolfo Lauber
WebEditor: Deborah Stafussi
Projeto Editorial: Solange Romani
Revista Portas Abertas - Edição nº 8 - setembro  2010
Revista setembro 2010
Campanha do mês
Campanha do mês
Fotos
Acesse e comente
Doe
Conheça nossos produtos
Catálogo de produtos