Missão Portas Abertas - Servindo cristãos perseguidos
Abrir versão para impressão Enviar esta página por e-mail Adicionar aos favoritos Comunicar erro nesta página
Quem somos Nossa Visão Como começou Participe Revista Fale conosco
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Notícias
 
16/10/2008 - 11h33
Governo esconde provas para incriminar cristãos
   

ÍNDIA (26º) - Em 6 de outubro, a polícia do Estado de Orissa confirmou que maoístas (seguidores de uma corrente chinesa de comunismo) mataram o líder nacionalista hindu Laxmanananda Saraswati (leia mais).

No dia anterior, o chefe da unidade do Partido Comunista da Índia-Maoísta em Orissa, Sabyasachi Panda, afirmou em ao canal de notícias NDTV 24X7 que sua organização estava por trás do assassinato.

Segundo Sabyasachi, os maoístas mataram o swami porque ele era líder-chave do grupo hindu Vishwa Hindu Parishad (VHP). O VHP, conforme Sabyasachi, usava o dinheiro de comerciantes para sustentar sua ala jovem, o Bajrang Dal.

Sabyasachi também afirmou que o VHP dirige uma campanha contra os cristãos, acusando-os falsamente de converter hindus à força e de matar vacas, animais que hindus consideram ser sagrados.

“Isso nos levou a atacá-lo. Deixamos duas cartas alegando a responsabilidade do assassinato. Mas o governo de Patnaik [Ministro Chefe do Estado de Orissa] omitiu essas cartas. O governo é dirigido pelo BJP [o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata]; eles apóiam o VHP. O governo do Estado fez parecer que os cristãos eram responsáveis pelo ataque. A comunidade cristã em Orissa não tem nenhuma organização maoísta os apoiando aqui”, disse Sabyasachi.

Igreja incriminada

Depois de a polícia do Estado de Orissa confirmar que grupos maoístas teriam de fato assassinado o líder nacionalista hindu Laxmanananda Saraswati, um grupo extremista hindu publicou documentos que relacionam uma igreja ao assassinato.

Os documentos publicados pelo grupo Hindu Jagaran Samukhya (Sociedade para o Reavivamento Hindu, HJS) afirmam que o plano de matar Saraswati no distrito de Kandhamal foi decidido em uma reunião da Igreja Bethikala, em 25 de maio. Dezessete pessoas teriam participado da reunião, na qual líderes religiosos teriam emitido a ordem.

Essa informação foi veiculada pela Press Trust of India em 9 de outubro.

Líderes cristãos da localidade afirmam que tais documentos são falsos. Eles responderam às acusações, dizendo que iriam processar o grupo hindu por difamação.

Confissão sob tortura

Surgiram também relatos de que a polícia de Orissa havia prendido três cristãos tribais em ligação com o assassinato do líder hindu. O jornal The Indian Express relatou que os três confessaram sua participação no crime.

Um representante da Associação Cristã de Ajuda Legal disse à agência de notícias Compass que, conforme fontes, a polícia teria torturado os três, pressionando-os a confessar um crime que não cometeram.

Segundo o Conselho Geral dos Cristãos da Índia, a violência contra os cristãos já tirou a vida de mais de 60 pessoas. Mais de 18 mil foram feridas; 4.500 casas e igrejas foram destruídas na “vingança” da morte do líder hindu. Duas mulheres cristãs, entre elas uma freira, foram estupradas.

A violência, que se espalhou para 14 distritos de Orissa, deixaram mais de 50 mil pessoas desabrigadas.


Tradução: Portas Abertas


Fonte: Compass Direct
 
O número ao lado do país indica a sua posição na classificação de países
por perseguição
  Outras notícias sobre
Índia (26º)
1/9/2010 Casos na Índia: incidentes atuais de perseguição
31/8/2010 Casa de missionário levada pela enchente
24/8/2010 Tribunal popular é criado para trazer justiça às vítimas de Orissa
5/8/2010 Pastor é ameaçado por ativistas
1/8/2010 A Igreja tem sido marcada com o derramamento de sangue
Outros locais
2/9/2010 Ramadã e provocações nos Estados Unidos
1/9/2010 Famílias de ex-muçulmanos desalojadas
31/8/2010 Portas Abertas lança projeto para ajudar vítimas das enchentes no Paquistão
30/8/2010 Carter em Pyongyang: libertado americano cristão
30/8/2010 Detalhes trágicos emergem na perseguição vietnamita
 
  Buscar em todas as notícias
 
 
Índia (26º) - Leia também
18/8/2009 - Orissa - Um ano depois
17/8/2009 - Orissa - Prisioneiros em sua própria terra
16/8/2009 - Orissa - Mais do que socorro material
15/8/2009 - Nika Pradano - "Conheço meu Senhor e não vou mudar minha fé"
15/8/2009 - Orissa - Envolvimento da Portas Abertas Internacional
Abrir versão para impressão deste conteúdo Enviar esta página por e-mail Salvar esta página em favoritos Comunicar erro nesta página
YoutubeRSSBlog Twitter
© Copyright Portas Abertas. Todos os direitos reservados
Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Missão Portas Abertas (nos meios impressos) e como www.portasabertas.org.br com a inclusão do link para www.portasabertas.org.br (na internet). Obrigado por divulgar corretamente as informações sobre a Igreja Perseguida.
Política de privacidade e Declaração de segurança
 
E-mail: relacionamento@portasabertas.org.br
Telefone: (0--11) 5181 3330 Fax: (0--11) 5181 7525
Correio: Missão Portas Abertas – Caixa Postal 12.655 – CEP 04744-970 São Paulo SP
 
WebMaster: Denise Menck
Designer: Rodolfo Lauber
WebEditor: Deborah Stafussi
Projeto Editorial: Solange Romani
Revista Portas Abertas - Edição nº 8 - setembro  2010
Revista setembro 2010
Campanha do mês
Campanha do mês
Fotos
Acesse e comente
Doe
Conheça nossos produtos
Catálogo de produtos