Ore pelos cristãos que vivem no Chifre da África

Este ano a região denominada de chifre da África, composta por países como Somália, Sudão, Eritreia e Etiópia, têm sofrido com terríveis secas e a morte de milhares de pessoas.

Por Marcelo Peixoto

Para muitos analistas, trata-se de uma das piores crises humanitárias das últimas cinco décadas. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela seca e mais de 30% das crianças sofrem de desnutrição aguda.

A nossa oração é fundamental para que a situação nesses países paupérrimos e em outros países da África seja revertida. A Igreja de Cristo tem sobrevivido e resistido à fome, à guerra e às perseguições. A igreja desses países, principalmente na Somália, precisa das nossas orações para ter suas necessidades básicas atendidas, continuar sendo sal e luz e testemunhar do amor de Cristo a outros. Os cristãos da Eritreia, presos em celas subterrâneas e contêineres de metal têm sido esquecidos e o governo eritreu tem proibido a doação de alimentos de organizações não governamentais estrangeiras.
Somália: 5º país em perseguição

A população Somali tem sofrido de modo muito peculiar nesta crise, pois além de lidar com a falta de alimento e água, tem de conviver com grupos radicais, como o Al Shabaab, que muitas vezes impedem a chegada e a distribuição de alimentos à população por considerarem uma investida dos países do ocidente no país. A falta de segurança é um fator que dificulta a ajuda humanitária enviada pela ONU e por países como a China, que doou este ano 16 milhões de dólares para combater a fome na Somália. Muitos somalis estão imigrando do país rumo aos vizinhos Quênia e Etiópia fugindo da fome e da guerra, muitos dos quais são considerados traidores por parte das milícias somalis devido ao histórico de conflitos militares entre a Etiópia e a Somália.

A Somália é um dos países mais pobres do mundo, falido do ponto de vista político e econômico, com um governo fraco e corrupto apoiado pelos EUA e seus aliados, sem um exército capacitado e treinado para combater os grupos armados extremistas que tentam tomar ou desestabilizar o poder. Desde a queda do governo de cunho marxista de Siad Barre, em 1991, o país enfrenta dificuldades para manter a estabilidade e unidade política. Todos os presidentes que o sucederam falharam na missão de fazer da Somália um país forte e próspero.

Desde que se tornou independente, em 1960, a Somália sofre com grupos radicais, como o Movimento Nacional Somali (SNM), o Movimento Patriótico Somali (SPM) e o Congresso Somali Unido (USC) e o mais conhecido deles o Al Shabaab, grupo radical islâmico criado em 2004 que domina algumas áreas ao sul do país e que tem como objetivo principal derrubar o governo de transição da Somália e instalar um governo teocrático baseado na Sharia (lei islâmica). O Al Shabaab é financiado pela Al Qaeda.

Ore pela sobrevivência dos cristãos somalis e para que possam testemunhar do amor e do compartilhar ensinado por Jesus, mesmo em meio à esta situação limítrofe. Ore para que os países se mobilizem para enviar alimentos e para que toda a corrupção envolvendo trabalhos humanitários seja exposta e a ajuda chegue de fato a quem precisa.

Assista ao vídeo:


FontePortas Abertas
 

Comentários

  • yslin
    20 jun 2012 de 22:09
     

    Como é triste saber que tenho feito tao pouco, que tenho sido tao apatico, tao negligente as necessidades de meus irmaos... Perdao Senhor, me ajude a melhorar, desperta meu coracao, abre os meus olhos... nao quero mais viver assim...

  • Eucimar
    04 jun 2012 de 09:18
     

    Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Salmos 2:8 Não há como negligenciar a estes paises, nós não podemos mais ficar esquentando os bancos da Igreja, já esta acontecendo um despertar na igreja para Missoes, como almejamos pela volta do Noivo se não estamos fazendo nada para alcançar estas vidas... Senhor, abre nossos olhos do entendimento e revelação para enxergarmos o desejo do seu coração... vamos Orar noite e dia, casas de Oração entrem em ação... se não podemos estar nestes paises fisicamente, pelo menos espiritualmente devemos INTERCEDER !!!!!!!!!!!!

  • CHEYENNE
    25 abr 2012 de 17:13
     

    É TRISTE VER QUE NÓS PAIS BRASI EM QUE VIVEMOS TEM TANTA LIBERDADE PRA LEVAR A PALAVRA E NÃO FAZEMOS NADA. SABEMOS QUE PODEMOS CONTRIBUIR COM A OBRA E NÃO FAZEMOS E EMPREGAMOS DINHEIRO EM COISAS INUTEIS,QUANTOS MUITOS CRISTÃO LÁ SOFRENDO. ESTA NA HORA DE ACORDAMOS PRA FAZER A OBRA EM QUANTO É TEMPO.

  • Roberto
    21 mar 2012 de 09:18
     

    Tenho sido despertado por Deus para me envolver com a obra missionáro; Entendo que é minha responsabilidade, e que se eu não fizer a minha parte ninguem fará, porque é minha parte. Entendo também que o cristianismo, que não se preocupa com o perdido é egoista e sem valor.

  • Régina
    17 fev 2012 de 15:34
     

    Começo a crer que podemos sim nos mover p/ ir pessoalmente e levar algo p/ quem o Senhor mostrar.

  • marcos paulo
    17 jan 2012 de 13:49
     

    é triste ver, como muitas pessoas que se dizem cristãos, olhem pra isso e se emocionem ao ver tais acontecimentos, e apenas se dispõe a orar por essas almas. Fico triste porque a maioria dos cristãos brasileiro se dispõe somente a orar, não digo que seja errado, pelo contrário é muito importante a oração, mas não somente ela. Onde estão os missionários? estão em milhares de lugares no brasil, e porque eles não estão no campo? porque a os cristãos estão disposto a somente orar e não a sustentar, preferem sustentar seus próprios desejos do que o plano de Deus, fico triste porque missionários tem aos montes (e eu sou um), mas mantenedores tem pouquissimos. Oro a Deus pra que Ele toque no coração de pessoas dispostas a manter aqueles que fazem o trabalho de cada cristão que se recusa a cumprir ao IDE de JESUS. pensem nisso, e tomem uma atitude, pois oração é importante mas s eu ficar de braços cruzados sem fazer nada a benção não chega, tomem uma posição e começem a agir como cristão realmente comprometidos com a obra de DEUS.

  • edna nasser
    04 jan 2012 de 23:10
     

    iraos naõ desanima o SENHOR é com vcs pode esta certo que nos aqui no BRASIL no estado de MINAS GERAIS estaremos orando po vcs fique fime essa guerra já esta gannha em nome de JESUS a oraçÃO É A CHAVE DA VITORIA.

  • rosania de assis ferreira
    04 jan 2012 de 14:40
     

    quem sabe isto sirva de alerta a certos pastores...(quem tiver consciencia é claro)...lutam pra pagar milhões em horário de Tvs inúteis enquanto almas ( não tem valor morrem de fome)....façam lá tudo virar ouro tbm!!!!

  • rosania de assis ferreira
    04 jan 2012 de 14:37
     

    meu Deus !!!!como pode pessoas viverem assim...estes mulçumanos são uns carrascos...acreditam tanto que estão entre aspas fazendo o jirad de deus na terra e deixam morrer de fome os seus irmãos, não ajudam e nem deixam outros ajudarem, acho que os outros países deveriam ajudar não somente explorar o pétroleo quando é conveniente, enquanto isto alguns de nós tentamos fazer algumas coisa...como orar e contribuir, é pouco...mas, é mmelhor do que não fazer nada....

  • Lucas Souza
    04 jan 2012 de 13:11
     

    Nossa, como tem as coisas tem sido difíceis para os nossos irmãos que moram nessa região, mas se orarmos unidos como igreja do Senhor, tudo vai mudar!

  • conceição
    03 jan 2012 de 20:05
     

    verdadeiramente precisamos nos voltar cada vez mais aos pés do Senhor Jesus e pedi não somente bençãos materiais e sim o dom mais precioso que é o amor, para podermos cumprir o "Ide" Imperativo do senhor orando, jejuando e doando o que puder em favor desse povos para que eles conheçam o grande amor de Deus e sejam livres da opressão e tenham certeza de uma vida melhor ao lado do senhor assim como nós temos.É necessário estarmos sempre intercedendo a Deus por todos os homens principalmente pelos que estão no"poder" para que seus olhos sejam abertos e possam saber que o PODEROSO É DEUS, E para que também sejam alcançados, pois são almas e precisam de salvação também!

  • Ediana
    03 jan 2012 de 12:15
     

    Diante de tudo isto oremos e olhemos para o alvo que é Cristo, trazendo a nossa mente aquilo que nos dá esperança. Fiquemos firmes na rocha que é o Senhor Jesus. Oremos também pela igreja perseguida mas não nos esqueçamos de fazer a nossa parte, pois a fé sem obras é morta.

  • Nelice Alves
    03 jan 2012 de 10:11
     

    É difícil ler estas notícias e não se emocionar. É dificil também de entender como os líderes conseguem ser tão curéis, a ponto de submeter o povo a tanta humulhação e sofrimento em nome de um patriotismo radical, cego, pois patriotismo verdadeiro tem ter democracia e não radicalismo. Precisamos orar como o Apóstolo Paulo nos ensina: Orar pelas autoridades, para que seja aberta portas para a pregação da Palavra. Mais vale orarmos que criticar. Se seguirmos os exemplos bíblicos e fazer a nossa parte, certamente estaremos contribuindo muito para que esta catástrofe seja minimizada. Sabemos que só onde o evangelho é pregado há mudança de vida, de mente, de comportamento. Alguns exemplos de autoridades que ouviram a palavra e se tornou canal de bênçao: O próprio apóstolo Paulo, que era oficial de justiça e se tornou o maior missionário do mundo. Outros exemplo são: Cornélio,(capitão da guarda rmonama), Jairo(autoriade do governo),Mateus(cobrador de impostos), Eunuco da Rainha de Candesse(Etiópia), o imperador na Ilha onde Paulo naufragou entre outros exemplos. Se oramos pedindo ao Senhor para alcançar o coraçao de homens e mulheres que estão no poder, para mudar as leis no país, certamente o evangelho será pregado e Cristo conhecido. Que o Senhor nos desperte com sabedoria e amor para interceder pelas almas dos africanos especialmente e dos orientais também. No amor de Cristo.

  • Rose Leandro
    02 jan 2012 de 14:33
     

    Não podemos ficar inerte ... Dizer que somos cristãos, e nos colocarmos indiferentes nessa situação é o mesmo que sabotear o plano de Deus em relação aos povos do mundo.

  • RODRIGUES
    31 dez 2011 de 21:36
     

    desejo fazer parte do exercito que Deus esta levantado,para orar pela igreja perseguida.

  • RODRIGUES
    31 dez 2011 de 21:31
     

    desejo fazer parte do exercito que Deus esta levantado,para orar pela igreja perseguida.

  • bia
    30 dez 2011 de 19:24
     

    estive por 12 meses em Moçambique uma triste realidade , mas que nem se compara a Eitréia , Somalia e Etiópia,. Em alguns lugares em moçambique, já existem igrejas sérias, que trabalhamos juntas...enquanto que na Eitréia por exemplo, nem se pode cantar um hino. Oro, por mais missionários que desejam desbravar terras onde a seca e a sede de Deus precisam ser saciadas.

  • Deuzenir Gonçalves da Silva
    30 dez 2011 de 00:30
     

    PAI em nomede JESUSvenho diante de TIapresentar todo homem,mulher,jovem,adolescente,ciranças autoridades dos Paises do Chifre da África.Eu soltos cada um deles das ligaduras da impedadee da servidão atraves das minhas orações,tomo o escudo dafé apagoas setas inflamadas do maligno que estão vindo contra eles.Ordeno todo espírito de cegueira espiritual e incredulidade que opera nelesque os solte agora em nome de JESUS.Não dou lugar ao diabo na vida deles pois satanas esuasforças são vencida pelo nome,sangueepela palavra,revendico a cobertura do sangue do CORDEIRO sobre cada um.Liberta-os de todo poder das trevas.Peço que envie mensageiros certo ao encontro de cada um para compartilhar de suapalavra de um modo tao profundo que eles ouça,comprenda, creia e não resista a convicção do TEU ESPIRITO SANTOmas que TU o PAI os traga ao arrependimento pela TUA graça graça e amor.Te agradeço PAI porque vejopela féelessendo redimido pelo sangue de JESUS da mão de satanas e ele não serão escravo de oisa algumanem ficarão sob o poder das trevas em nome de JESUS.aleluia.

  • Deuzenir Gonçalves da Silva
    30 dez 2011 de 00:28
     

    PAI em nomede JESUSvenho diante de TIapresentar todo homem,mulher,jovem,adolescente,ciranças autoridades dos Paises do Chifre da África.Eu soltos cada um deles das ligaduras da impedadee da servidão atraves das minhas orações,tomo o escudo dafé apagoas setas inflamadas do maligno que estão vindo contra eles.Ordeno todo espírito de cegueira espiritual e incredulidade que opera nelesque os solte agora em nome de JESUS.Não dou lugar ao diabo na vida deles pois satanas esuasforças são vencida pelo nome,sangueepela palavra,revendico a cobertura do sangue do CORDEIRO sobre cada um.Liberta-os de todo poder das trevas.Peço que envie mensageiros certo ao encontro de cada um para compartilhar de suapalavra de um modo tao profundo que eles ouça,comprenda, creia e não resista a convicção do TEU ESPIRITO SANTOmas que TU o PAI os traga ao arrependimento pela TUA graça graça e amor.Te agradeço PAI porque vejopela féelessendo redimido pelo sangue de JESUS da mão de satanas e ele não serão escravo de oisa algumanem ficarão sob o poder das trevas em nome de JESUS.aleluia.

  • Deuzenir Gonçalves da Silva
    30 dez 2011 de 00:23
     

    PAI em nomede JESUSvenho diante de TIapresentar todo homem,mulher,jovem,adolescente,ciranças autoridades dos Paises do Chifre da África.Eu soltos cada um deles das ligaduras da impedadee da servidão atraves das minhas orações,tomo o escudo dafé apagoas setas inflamadas do maligno que estão vindo contra eles.Ordeno todo espírito de cegueira espiritual e incredulidade que opera nelesque os solte agora em nome de JESUS.Não dou lugar ao diabo na vida deles pois satanas esuasforças são vencida pelo nome,sangueepela palavra,revendico a cobertura do sangue do CORDEIRO sobre cada um.Liberta-os de todo poder das trevas.Peço que envie mensageiros certo ao encontro de cada um para compartilhar de suapalavra de um modo tao profundo que eles ouça,comprenda, creia e não resista a convicção do TEU ESPIRITO SANTOmas que TU o PAI os traga ao arrependimento pela TUA graça graça e amor.Te agradeço PAI porque vejopela féelessendo redimido pelo sangue de JESUS da mão de satanas e ele não serão escravo de oisa algumanem ficarão sob o poder das trevas em nome de JESUS.aleluia.

  • Antonio ferreira
    28 dez 2011 de 17:06
     

    Olha é de cortar o coraçao, precisamos unir nossas forças em oraçao e Deus o nosso Deus irá agir sim, pois Ele é Deus piedoso. Cabe a nós sairmos do nosso comodismo religioso e fazer alguma coisa. Como está a nossa mesa? tem de tudo? Eles nao te nada. Façamos alguma coisa...

  • Welton Seabra
    28 dez 2011 de 16:08
     

    Alguns dizem que esta somente esta se cumprindo as escritos e não se pode fazer nada, outros dizem que irão contribuir financeiramente, a verdade é, podemos sim alcançar o máximo de pessoas para Cristo! como: intercedendo ao Senhor por eles, ofertando com nosso carnê mensal, e divulgando para levantar um exercito de Cristo! Vamos lá... a Fé sem Obra é morta! a última palavra que Cristo disse antes de subir aos céus foi: confins da Terra!! Oremos ao Senhor desta Seara!!!

  • Welton Seabra
    28 dez 2011 de 16:07
     

    Alguns dizem que esta somente esta se cumprindo as escritos e não se pode fazer nada, outros dizem que irão contribuir financeiramente, a verdade é, podemos sim alcançar o máximo de pessoas para Cristo! como: intercedendo ao Senhor por eles, ofertando com nosso carnê mensal, e divulgando para levantar um exercito de Cristo! Vamos lá... a Fé sem Obra é morta! a última palavra que Cristo disse antes de subir aos céus foi: confins da Terra!! Oremos ao Senhor desta Seara!!!

  • Naíze Rodrigues
    28 dez 2011 de 13:36
     

    Sinceramente me sinto envergonhada ao abrir minha boca pra dizer que sou crente, é alarmante a situação em que vivi não só cristãos mas todos os seres humanos habitantes desses lugares marcado por escassez e pragas! Que Deus desperte a cada dia mais servos com afinco em sua obra, apartir desse vídeo e de outras entrevistas sinto-me tocada por Deus para fazer algo, ainda que aos olhos de muito seja pouco eu sei que Deus ouvirá as nossas orações se clamarmos e jejuarmos com fé! Deus é fiel!

  • REBECA
    28 dez 2011 de 10:36
     

    então gente vamos contribuir financeiramente com o carnê mensal das portas abertas ok?

  • Paulinho Honorato
    28 dez 2011 de 07:56
     

    Ah! Igreja!!! Fica difícil até pra descrever a dor que sinto ao ler e ver isto... Além da humilhação pela falta do que dar para os filhos comerem, imaginem os irmãos que tiveram verdadeiros banquetes neste Natal, como deve ter sido a comemoração deles?!!! Que tipo de brinquedos aquelas criancinhas ganharam? Será que ganharam? E os nosos filhos? Quantos brinquedos legais pudemos dar-lhes? E eu pergunto: "É justo, irmãos? Basta orar sem um envolvimento mais direto de cada um de nós?" Vamos orar, sim! Mas vamos nos virar para participarmos mais ativamente desta deplorável situação, não só dos cristãos, mas de toda criatura que ali mora, mas sem qualquer perspectiva para o ano que vai começar!

  • josicleuma da silva santos nunes
    28 dez 2011 de 01:18
     

    Que Deus continue tomando a direcao desse pais, e lamentavel os acontecimentos porem, DEUS esta cumprindo a sua palavea, a iniquidade tem se mutiplicado cada vez mais e o amor ja quase nao existe,vamos continuar orando, unindo nossas forcas em Cristo jesus, mantendo nossa fe e vivos no amor de CRISTO, Que DEUS vos abencoe em CRISTO JESUS.

  • josicleuma da silva santos nunes
    28 dez 2011 de 01:16
     

    Que Deus continue tomando a direcao desse pais, e lamentavel os acontecimentos porem, DEUS esta cumprindo a sua palavea, a iniquidade tem se mutiplicado cada vez mais e o amor ja quase nao existe,vamos continuar orando, unindo nossas forcas em Cristo jesus, mantendo nossa fe e vivos no amor de CRISTO, Que DEUS vos abencoe em CRISTO JESUS.

  • Rodolfo Durval Porto Severo
    27 dez 2011 de 11:48
     

    Diante de vários percausos que acontecem no dia a dia, nada se compara realmente a esses terríveis acontecimentos que vem maltratando nossos irmãos de fé, é de se indignar mesmo. Há momentos em nossas vidas que podemos ajudar, mais nós seres humanos, vemos, nos constrangemos, mais logo mais esquecemos, e por isso fica. Senhor eu te peço em oração do fundo do meu coração que tocai os corações endurecidos, amém...

  • ARIADNE
    27 dez 2011 de 09:35
     

    realmente é muito impactante esse video me sinto culpada porquê? devemos orar mais para de se preucuparamos com nossos problemas que comparado a essas pobres almas famintas é nada diante dessa alarmante situação BRASIL OREMOS OREMOS DE VERDADE ATÉ JEJUARMOS TAMBEM, A ORAÇÃO PODE SURTIR EFEITOS VALIOSOS, OREMOS QUE DEUS ENVIE MISSIONARIOS PRA ESSES PAISES ao invns de só nos congregarmos domingo vestindo a melhor roupa cantarmos num coral e sentirmos crentes! tenhamos amor de verdade em nossos corações! satanás seja destronado desse lugar em nome de JESUS!

  • Flávia
    27 dez 2011 de 08:26
     

    È nesses episódios lamentáveis, que vemos se cumprir a profecia de que: "No fim dos tempos o amor de muitos (se não de quase todos) esfriará. Êta povo ruim esse viu, sacrifica a vida das pessoas às custas de suas politicagens patriotas e crenças egoístas, fundamentadas no interesse próprio, agindo como se fossem deuses que decidem a vida das pessoas de um país. A fome é acima de tudo a maior degradação humana, é a maior humilhação e sofrimento. Dela advém todo tipo de enfermidade, seja física, psicológica e emocional. Que Deus tenha misericórdia desse povo tão sofrido, e pese Sua poderosa mão sobre os que impedem a vida e a dignidade de quem tanto necessita.