As últimas informações sobre cristãos perseguidos no Mali

Muita coisa aconteceu no Mali desde o ano passado. A World Watch Monitor, agência internacional da Portas Abertas,  descreveu a atual situação do país no artigo que você lê a seguir. A libertação das principais cidades do norte criou uma grande sensação de alívio, mas a tarefa de reconstrução é enorme

Mali.jpg
Um mês após a ofensiva francesa, tropas malianas e africanas recuperaram o controle das principais cidades do Norte do Mali, anteriormente ocupadas por grupos armados islâmicos. A operação liderada pela França começou em 11 de janeiro, após a tentativa de militantes islâmicos avançarem para o sul.

"Criou-se um grande tumulto entre a população do Mali quando percebemos, com desânimo, o progresso dos islamistas para o sul. Em breve, eles nos alcançariam e tomariam o poder.", disse Mohamed Ibrahim Yattara, líder da Igreja em Bamako, à World Watch Monitor.

Há um ano, Yattara e sua família fugiram de Timbuktu para a capital Bamako. Como ele, milhares de malianos buscaram refúgio ao sul do Mali, ou em países vizinhos como Níger, Burkina Faso e Mauritânia.

"Para nós, que deixamos nossas casas e nossas cidades nos últimos meses, a vitória dos islâmicos sobre as forças armadas tem despertado lembranças dolorosas. Nossas mentes ainda carregam muito fortemente as memórias de quando fomos atacados e vimos nossos lares serem invadidos e destruídos", disse ele.

Por quase um ano, os radicais impuseram uma estrita lei islâmica nas regiões sob seu controle. Intimidação, ameaças e mutilação tornaram-se prática comum. Outras religiões foram terminantemente proibidas e locais de culto e Igrejas foram profanados e saqueados.

"Tudo o que vivemos, de repente desapareceu e transformou-se em um sonho quando recebemos, com grande alegria, a intervenção do exército francês. O que era comumente chamado de ‘a crise no Mali’ aparentemente teria uma solução rápida", disse Yattara, que também era chefe de um instituto de treinamento bíblico, em Timbuktu.

Apesar de recuperar a sua liberdade, o povo do Mali enfrenta novos desafios, criados pela tomada de poder por parte dos islâmicos. Nove meses de ocupação deixaram o norte do país em grande necessidade de reconstrução. Muitos edifícios públicos foram destruídos, incluindo escolas, postos de saúde, monumentos antigos, hotéis e restaurantes.

Grupos de direitos humanos acusaram o Exército de atacar civis. Em um relatório publicado em 1º de fevereiro desse ano, a organização Human Rights Watch afirma que o governo maliano classifica árabes de pele clara e tuaregues como grupos associados aos rebeldes. Autoridades do Mali negaram as acusações e relataram publicamente sua posição contra ataques de vingança.

O Mali está na 7ª posição da Classificação de países por perseguição (WWL) 2013, um ranking dos 50 países onde a perseguição aos cristãos é mais severa. A lista é publicada anualmente pela Portas Abertas Internacional.

FonteWorld Watch Monitor
TraduçãoAna Luíza Vastag
 

Comentários

  • Rafaela
    21 mar 2013 de 12:22
     

    O Senhor Jesus é com todos vocês! Ele nunca desamparou nem desamparará ninguem. aquele que perseverar receberá a cocoa de gloria.

    This comment is moderated by Open Doors, 22/03/2013 12:54:13

  • Matheus Prado
    20 mar 2013 de 01:48
     

    -Oremos pelos nossos irmãos!

    This comment is moderated by Open Doors, 20/03/2013 14:16:04

  • Sueli Cunha
    19 mar 2013 de 14:16
     

    Agindo Deus, quem impedirá? Deus é a nossa força! Em orações!

    This comment is moderated by Open Doors, 20/03/2013 14:16:05

  • HAMILTON VALENTIM
    19 mar 2013 de 09:06
     

    DEUS NÃO ESQUECEU DO MALI

    This comment is moderated by Open Doors, 19/03/2013 14:43:52

  • Manassés
    18 mar 2013 de 22:26
     

    Conte com nossa oração, divulgação, pregação e contribuição! Estamos orando incessantemente para que Deus dÊ forças diárias para que nossos irmãos missionários nessa peleja que tem motivações políticas, sociais e econômicas atingindo de forma crucial a pregação do evangelho de Cristo!

    This comment is moderated by Open Doors, 19/03/2013 14:43:52

  • simone arruda feliciano
    18 mar 2013 de 10:07
     

    NAUM Cap 12:1 “Assim diz o SENHOR: Por mais seguros que estejam, e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão exterminados, e ele passará; eu te afligi, mas não te afligirei mais.” O livro do profeta Naum é um livro de uma profecia de destruição contra a capital da Assíria, Nínive. Nínive é a cidade conhecida na bíblia sagrada pela história do profeta Jonas o qual Deus enviou a Nínive a pregar uma mensagem de arrependimento aos ninivitas. Um povo que após a desobediencia do profeta em fugir da presença de Deus e posterior retorno aos planos de Deus, se converte ao ouvir uma mensagem poderosa. Passam aproximadamente 100 anos e o povo que havia se convertido volta as velhas práticas, volta aos velhos erros, aos velhos pecados. Quão triste é o que acontece na vida daqueles que olham para os prazeres do mundo e retrocedem abrindo mão dos planos e dos projetos divinos. Fato é que fora da vontade de Deus Nínive se fortaleceu contra Israel e contra o povo do Deus vivo. A Assíria começou a expandir seu território e avançou com firmeza para cima da nação santa. O segredo da vitória do reino assírico era a proteção ao seu arsenal. Os valentes de guerra, os carros e cavalos estavam bem guardados pelas intransponíveis muralhas de Nínive. Segundo historiadores Nínive tinha muros que chegavam a 30 metros de altura com algumas torres de distancia em distancia de mais 30 metros. Não obstante a isso, a largura do muro era suficiente para que 03 carros cruzassem um ao lado do outro. Era dessa maneira que o povo de Deus via o seu adversário. Numeroso, forte, impossível de vencer. O adversário que se levantava contra Israel era do tamanho da prova que você está enfrentando nesse momento, intransponível, parecendo impossível. Todos olhavam para aquele muro e não viam perspectiva de vencer o seu inimigo, afinal o muro era tão alto de altura quanto de largura, sendo assim ele não podia tombar, não tinha como cair, não tinha jeito, era a fortaleza segura que assolava fortemente e escravizava os servos do Deus vivo. E assim tem sido a sua vida nesse momento, você se vê cercado por muralhas que são tão altas de altura quanto de largura e parece que não há como cair, você não vê por onde Deus vai te dar a solução. Mas Deus sempre levanta profetas e levantou Naum para profetizar que por mais seguros que eles estavam e por mais numerosos que eram eles seriam exterminados. Meu irmão, Deus sempre levanta profetas para profetizar vitória na tua vida, receba esta mensagem profética pra você. Mas por mais dificel que parecia, havia uma brecha no muro. Satanás não é perfeito, sempre deixa brechas. Ele pode fazer a fornalha, aquecer 07 vezes mais e jogar um fiel lá dentro, mas ele se esquece que o quarto homem passeia na fornalha. Ele faz a cova e joga Daniel lá dentro mas se esquece que Deus fecha a boca do leão. Em um momento Nínive foi invadida pela brecha que havia no muro. Não obstante a isso, Deus manda uma enchete no rio Tigre e ela vem avassaladora e destrói o muro e a fortaleza do inimigo. O poder Assírico é derrotado e o povo de Deus obtêm vitória. O Deus do impossível é capaz de destruir a barreira intransponível, você crê? Eu creio! Se dois ou mais ligarem algo na terra no nome de Deus será ligado nos céus. As mensagens profetícas estão se cumprindo a cada dia. Deus não é homem para que minta, não é filho de homem para que se arrependa. O que ele prometeu, vai se cumprir sim, tenha fé. Neste final de semana uma amiga minha ligou desesperada sábado a noite pra mim, dizendo que era o fim que estava muito triste devido a alguns fatos ocorridos. Profetizei pra vida dela que o romper de domingo seria de felicidade. Ontem a noite ela ligou para contar a benção, Deus transformou a mente e colocou alegria no coração dela, está passando por um processo de conversão e está provando a cura de Deus na sua vida. Os milagres de Deus vão acontecer na tua vida, meu querido leitor por mais numerosos que sejam os teu problemas, por mais dificeis que eles estejam, eles serão exterminados, é esta a palavra de Deus. As provas produzias fazem tua causa parecer perdida? Temos um fiel advogado que tem nossa causa em suas mãos. Doença incurável? O médico dos médicos quer que você agende uma consulta com ele. Problemas familiares? Clame pelo sangue de Jesus e as muralhas cairão. amem

    This comment is moderated by Open Doors, 19/03/2013 14:43:53

  • Edivan Braga
    18 mar 2013 de 08:30
     

    Gostariamos que tudo isto fosse resolvido através da conversa sem nenhuma bala ou bomba mais tudo terminou e o povo de mali e nosso irmãos em geral estão prontos para recomeçar um grande exemplo de fé para nos.

    This comment is moderated by Open Doors, 18/03/2013 12:52:52

Deixe seu comentário

*
*
 
*
*Campos obrigatórios