Professora cristã é morta em Mossul, no Iraque

Shdha Elias era professora cristã de caldeu (os caldeus formaram, em 612 a.C., um novo Império que teve como capital a Cidade da Babilônia). As tensões entre sunitas e xiitas estão em ascensão na cidade à medida que uma solução real para a paz e reconciliação nacional não parece possível. O Iraque ocupa a 4ª posição na Classificação de Países por Perseguição

Woman Iraq.jpg

Há algumas semanas, a polícia de Mossul encontrou o corpo de uma mulher cristã, com sérios indícios de violência sem motivo aparente. Isto ocorreu em uma área onde, no passado, foram cometidos ataques brutais e gratuitos contra membros da comunidade cristã da cidade, alguns como o líder religioso Faraj Rahho, que foi raptado e Ragheed Ganni, assassinado.

À agência de notícias AsiaNews, fontes reconheceram a vítima como sendo Shdha Elias, professora de 54 anos de idade, que ensinava caldeu "em uma escola no bairro de al Bath." Ela "vivia, no entanto, em Bar Nirgal, perto da universidade". Com sua morte, ela se junta "à longa lista de mártires cristãos em Mossul."

Segundo uma das fontes consultadas, "as tensões entre sunitas e xiitas estão em alta em todo o Iraque, não apenas no Norte do país, porque a paz e a reconciliação nacional parecem muito distantes."

Mossul é um reduto sunita do wahabismo (movimento religioso ultraconservador do islamismo), que está intimamente ligado à Arábia Saudita (2º colocado na Classificação de Países por Perseguição). Para especialistas em política iraquiana, o objetivo é "a criação de um Estado baseado na Sharia (lei islâmica)," com o Alcorão e a Sunnah como a base da legislação e o "Islã como religião do Estado apenas". Em tal sistema, os membros de outras religiões podem escolher entre converter-se, fugir ou pagar seus impostos a não muçulmanos.

No norte do Iraque, cristãos têm sido alvo de assassinato e sequestro com a finalidade de extorsão. Eles também foram apanhados no fogo cruzado entre árabes, turcomanos e curdos, que disputam o poder e o controle dos recursos das áreas ricas em petróleo.

Em dez anos de conflito, a comunidade cristã perdeu mais da metade de seus membros em um êxodo (fuga) de "proporções bíblicas", na sequência de uma série de assassinatos.

Um cristão, oficial do governo de Mossul, anônimo por razões de segurança, confirmou que "muitas famílias cristãs" fugiram da cidade. "Eles perderam a confiança em tudo", disse ele. "O governo é incapaz de fazer qualquer coisa para protegê-los. Que futuro, não muçulmanos têm em um país onde a violência tem rédeas soltas?"

Ore pelos cristãos no Iraque!

FonteAsiaNews
TraduçãoAna Luíza Vastag
 

Comentários

  • André
    24 jan 2013 de 21:11
     

    Bem-aventurada é essa irmã, por morrer pelo evangelho de cristo, e agora ela está no seio de abraão aguardando o seu galardão.

  • Claudio Lamin
    24 jan 2013 de 11:57
     

    O mundo esta reagindo ao crescimento da família Cristã, precisamos nos unir em oração para ajudar nossos irmão que estão morrendo pela fé ... Isto serve para refletirmos em como estamos com Deus, muitos deixam de fazer a obra porque não gostou do que um irmão ou o pastor falou, ou pq alguém da família não quer ... Enquanto isso tem pessoas no mundo todo morrendo por querem fazer a obra ... A mensagem é " NÃO PARE IRMÃO, NÃO PARE POR NADA, VOCÊ PRECISA CONTINUAR" ... JESUS ESTA COM TIGO E ISTO TE BASTA.

  • Luciana Castilho
    23 jan 2013 de 18:06
     

    É doloroso lermos relatos como este da professora cristã assassinada em mossul,no Iraque.Porém é nosso dever como cristãos, intercedermos pela igreja perseguida e pelos povos não alcançados.Que o Espírito Santo possa trazer ao coração desses amados irmãos espalhados ao redor do mundo, o consolo e o conforto necessário para seguir em frente.Deus é o nosso Refúgio UM COM ELES!!!

  • Thuany
    22 jan 2013 de 13:41
     

    Que a Paz do Senhor seja sobre esta nação!! e que DEUS continue dando forças para homens e mulheres que não tem negado sua fé no PAI... Tenho orado por vcs!!

  • MÍRIAN G3
    22 jan 2013 de 09:14
     

    DEUS SÓ O SENHOR QUE PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO EM NOME DE JESUS,TRANSFORMA ESSAS VIDAS,E CONVERTAS-AS AO TEU NOME AO TEU EVANGÉLIO E QUE NESESE PAÍS REINE A TUA PAZ,EM NOME DE JESUS

  • Edivan Braga
    22 jan 2013 de 07:00
     

    Um país tão rico da história Cristã e nós do Brasil pensando somente no proprio umbigo, conte com a nossa oração para que o cristianismo não desapareça.

  • joao lemos
    21 jan 2013 de 21:49
     

    OREMOS PELOS NOSSOS IRMÃOS IRAQUIANOS, CONSOLANDO ELES COM NOSSAS ORAÇOES.

Deixe seu comentário

*
*
 
*
*Campos obrigatórios